Prefeitura faz alerta à população sobre acidentes com escorpiões

Categorias Notícias, Saúde

Secretaria Municipal de Saúde dá dicas para não proliferação do animal e apresenta soluções em caso de picaduras do aracnídeo

Com a intenção de informar a população sobre acidentes com escorpiões, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá dicas para não proliferação do animal e apresenta soluções em caso de picaduras do aracnídeo.

“Normalmente entre os meses de setembro e março, devido à época de chuva e a chegada do calor, os escorpiões são mais vistos. Com hábito noturno, eles gostam de ficar em esconderijos, locais úmidos e escuros, como pilhas de tijolos e telhas, no meio de entulhos, materiais em desuso nos fundos de quintais, entre outros lugares. Por esse motivo, nós pedimos à população que evitem esses possíveis criadouros. Pois evitando, dificilmente, esses animais surgirão nas residências. Em caso de alguém encontrar escorpiões em sua casa, deve-se entrar em contato com Centro de Controle de Zoonoses, para uma equipe realizar a captura do animal”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Waldemar Vechin Junior.

O diretor reforça que o aumento dos escorpiões nos últimos anos é devido à falta dos predadores destes animais. “Nos últimos tempos, o aparecimento do animal cresceu consideravelmente, muito pela escassez de predadores, como sapos, lagartixas, lagartos, além de corujas. Em relação aos sapos, lagartixas e lagartos, nós pedimos que não matem esses animais, pois eles têm um papel muito importante neste aspecto”, finalizou Vechin.

Santa Casa é equipada com soro antiescorpiônico

Em caso de picaduras de escorpiões, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o Pronto Socorro do Hospital São Luiz (Santa Casa de Misericórdia de Araras) é equipado com soro antiescorpiônico.

“As maiores gravidades em picaduras de escorpiões são nos extremos de idade, crianças e idosos, por não apresentarem tanta resistência do que os demais indivíduos. Nós pedimos que em caso de acidentes, a pessoa imediatamente vá a uma unidade de saúde, em hipótese nenhuma deixe o tempo passar, esperando o que pode acontecer e ir rápido para ser avaliado clinicamente. Quanto mais esperar, mais o veneno se espalha na corrente sanguínea da vítima”, explicou o médico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Rodrigo Klein.

Em Araras, o escorpião encontrado é o “amarelo” (Tityus serrulatus), típico das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Você pode ler também!

Obra da Estação de Tratamento de Esgoto é iniciada em Araras

Equipe da empresa vencedora do processo licitatório para realização do serviço está alojada no local da

Read More...

Dedetização em torno da Emei Dona Manoela é executada pelo Saema; autarquia segue com cronograma em bairros da região leste

Dedetização em torno da Emei Dona Manoela é executada pelo Saema; autarquia segue com cronograma em

Read More...

Janeiro Branco: Secretaria de Saúde promove atividade em prol da saúde mental

Iniciativa “Cuidando de quem cuida” será desenvolvida no CEU José Olavo Paganotti, nesta sexta-feira (18), a

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu