Programa VerdeAzul divulga ranking 2018; Araras sobe 190 posições

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

Governo Estadual divulgou o ranking das cidades em relação ao Programa Município VerdeAzul, que avalia eficiência da gestão ambiental; Araras começa a se recuperar da queda drástica de pontos em 2017

No último dia 20, o evento de Certificação do Programa Município VerdeAzul 2018, realizado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, divulgou o ranking ambiental e premiou os municípios que atingiram nota superior a 80 (oitenta) pontos. O ranking é resultado de avaliações técnicas de informações fornecidas pelas cidades inscritas no programa, levando em conta critérios pré-estabelecidos pelo governo aos participantes.

Araras, que ficou na 414ª posição em 2017 com a nota 9.88, esse ano subiu 190 posições, alcançando a posição nº 224 com 31.32 pontos.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, Carlos Cerri Junior, a falta de plantio de mudas foi o ponto principal para fazer com que Araras despencasse no ranking em 2017. “Além de outros problemas, o projeto de arborização do governo de 2016 não previa verba para o ano de 2017, o que nos deixou sem opções. Em 2017, tivemos apenas que nos reorganizar para sair do prejuízo e recuperar os trabalhos relacionados à gestão ambiental no município”, explicou.

O secretário informou ainda que, no quesito “arborização” onde Araras recebeu em 2017 nota 0, em 2018, iniciando sua recuperação, Araras recebeu nota 4.24. A mesma boa notícia vale para o quesito “tratamento de esgoto”, que estava com nota 0.34 e agora, iniciando a obra para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, a cidade recebeu nota 4.38, numa escala de zero a dez.

Além destes quesitos, destaca-se a diretiva de “estrutura e educação ambiental” que também teve nota 0 no ano passado e nesse ano pontuou 1.26. A diretiva “município sustentável” saiu de 0 para 1.55 e “gestão das águas” saltou de 1.92 para 4.85.

“Tivemos muitas falhas em 2017, mas tudo serviu como aprendizado, e, o ano de 2018, com essa mudança de posição, não é motivo de comemoração, mas sim, de inspiração. Vale lembrar que foram 645 municípios e nossa evolução foi de mais de 90%. Temos certeza de que em 2019 veremos uma mudança ainda mais significativa no que diz respeito à gestão ambiental e esperamos colocar Araras cada vez em uma posição melhor no ranking”, disse Cerri.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e tem dez requisitos para medir a eficácia das ações desenvolvidas por cada município, que são: Estrutura e Educação Ambiental, Arborização Urbana, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Município Sustentável, Gestão das Águas, Uso do Solo, Esgoto Tratado, Qualidade do Ar e Resíduos Sólidos. Esse ano, Araras pontuou nos dez requisitos.

Você pode ler também!

Aumento de temperaturas para próxima semana em Araras e sem previsão de chuvas.

Conforme site Clima Tempo, haverá um aumento de temperatura para as próximas semanas na nossa região

Read More...

Comediante Cleber Rosa “Chico da Tiana” se apresenta no Teatro Estadual em Araras

A Teatro GT traz para o interior do estado de São Paulo o stand-up do humorista

Read More...

16 pré-candidatos foram habilitados para eleição do Conselho Tutelar

O Comdicar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras) divulgou na última

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu