Programa VerdeAzul divulga ranking 2018; Araras sobe 190 posições

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Governo Estadual divulgou o ranking das cidades em relação ao Programa Município VerdeAzul, que avalia eficiência da gestão ambiental; Araras começa a se recuperar da queda drástica de pontos em 2017

No último dia 20, o evento de Certificação do Programa Município VerdeAzul 2018, realizado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, divulgou o ranking ambiental e premiou os municípios que atingiram nota superior a 80 (oitenta) pontos. O ranking é resultado de avaliações técnicas de informações fornecidas pelas cidades inscritas no programa, levando em conta critérios pré-estabelecidos pelo governo aos participantes.

Araras, que ficou na 414ª posição em 2017 com a nota 9.88, esse ano subiu 190 posições, alcançando a posição nº 224 com 31.32 pontos.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, Carlos Cerri Junior, a falta de plantio de mudas foi o ponto principal para fazer com que Araras despencasse no ranking em 2017. “Além de outros problemas, o projeto de arborização do governo de 2016 não previa verba para o ano de 2017, o que nos deixou sem opções. Em 2017, tivemos apenas que nos reorganizar para sair do prejuízo e recuperar os trabalhos relacionados à gestão ambiental no município”, explicou.

O secretário informou ainda que, no quesito “arborização” onde Araras recebeu em 2017 nota 0, em 2018, iniciando sua recuperação, Araras recebeu nota 4.24. A mesma boa notícia vale para o quesito “tratamento de esgoto”, que estava com nota 0.34 e agora, iniciando a obra para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, a cidade recebeu nota 4.38, numa escala de zero a dez.

Além destes quesitos, destaca-se a diretiva de “estrutura e educação ambiental” que também teve nota 0 no ano passado e nesse ano pontuou 1.26. A diretiva “município sustentável” saiu de 0 para 1.55 e “gestão das águas” saltou de 1.92 para 4.85.

“Tivemos muitas falhas em 2017, mas tudo serviu como aprendizado, e, o ano de 2018, com essa mudança de posição, não é motivo de comemoração, mas sim, de inspiração. Vale lembrar que foram 645 municípios e nossa evolução foi de mais de 90%. Temos certeza de que em 2019 veremos uma mudança ainda mais significativa no que diz respeito à gestão ambiental e esperamos colocar Araras cada vez em uma posição melhor no ranking”, disse Cerri.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e tem dez requisitos para medir a eficácia das ações desenvolvidas por cada município, que são: Estrutura e Educação Ambiental, Arborização Urbana, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Município Sustentável, Gestão das Águas, Uso do Solo, Esgoto Tratado, Qualidade do Ar e Resíduos Sólidos. Esse ano, Araras pontuou nos dez requisitos.

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu