Doações de livros para a Biblioteca Municipal estão suspensas

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Medida tem como objetivo diminuir o fluxo de materiais que chegam, para contribuir com uma maior estruturação do espaço público

Buscando reorganizar a Biblioteca Municipal Martinico Prado, a Secretaria Municipal da Cultura interrompeu temporariamente as doações de livros oriundos da população para o espaço público. A medida tem o objetivo de diminuir o fluxo de materiais que chegam, até que seja concluída a reestruturação do local.

Recém-contratado pelo município, via concurso público, o bibliotecário Gustavo Grandini Bastos, explicou o porquê da tomada dessa decisão. “Anteriormente, o fluxo de doações era muito grande. E por muitas vezes, as pessoas até traziam livros úteis, porém, que não tinham interesse de estar em uma biblioteca. O espaço de uma biblioteca tem que ter um processo de seleção técnica. Além desses aspectos, nós temos uma limitação de espaço físico, que deve ser preenchido com materiais específicos”, explicou o bibliotecário.

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com um acervo que varia entre 30 a 35 mil livros de vários autores, títulos, temas e para todas as idades. “Nas estatísticas de 2018, o número de empréstimos de livros ultrapassou 8.300, mostrando que o espaço é utilizado pela população, ela se sente confortável neste local”, acrescentou.

Na questão de “atividades oferecidas a população”, além da procura por livros (empréstimos), na biblioteca, há conexão Wi-Fi (internet sem fio), acesso aos computadores para pesquisas, serviço de impressão de documentos, além do auxilio dos funcionários do local. “A nossa ideia, futuramente, é que tenhamos atividades de mediação, estruturar rodas de leitura, contação de histórias, para atrair mais o pessoal, para formar um público leitor, principalmente as crianças. A Biblioteca não é só para vir pegar livro, é um ambiente de socialização também”, finalizou Bastos.

Além da presença do bibliotecário Gustavo, a Biblioteca Municipal conta com mais três servidores em seu quadro, sendo duas atendentes e uma servente.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Para emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil, basta realizar um cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No cadastro, é necessário um comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e uma taxa única de R$ 8,75. Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha, possibilitando acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há a possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu