Doações de livros para a Biblioteca Municipal estão suspensas

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

Medida tem como objetivo diminuir o fluxo de materiais que chegam, para contribuir com uma maior estruturação do espaço público

Buscando reorganizar a Biblioteca Municipal Martinico Prado, a Secretaria Municipal da Cultura interrompeu temporariamente as doações de livros oriundos da população para o espaço público. A medida tem o objetivo de diminuir o fluxo de materiais que chegam, até que seja concluída a reestruturação do local.

Recém-contratado pelo município, via concurso público, o bibliotecário Gustavo Grandini Bastos, explicou o porquê da tomada dessa decisão. “Anteriormente, o fluxo de doações era muito grande. E por muitas vezes, as pessoas até traziam livros úteis, porém, que não tinham interesse de estar em uma biblioteca. O espaço de uma biblioteca tem que ter um processo de seleção técnica. Além desses aspectos, nós temos uma limitação de espaço físico, que deve ser preenchido com materiais específicos”, explicou o bibliotecário.

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com um acervo que varia entre 30 a 35 mil livros de vários autores, títulos, temas e para todas as idades. “Nas estatísticas de 2018, o número de empréstimos de livros ultrapassou 8.300, mostrando que o espaço é utilizado pela população, ela se sente confortável neste local”, acrescentou.

Na questão de “atividades oferecidas a população”, além da procura por livros (empréstimos), na biblioteca, há conexão Wi-Fi (internet sem fio), acesso aos computadores para pesquisas, serviço de impressão de documentos, além do auxilio dos funcionários do local. “A nossa ideia, futuramente, é que tenhamos atividades de mediação, estruturar rodas de leitura, contação de histórias, para atrair mais o pessoal, para formar um público leitor, principalmente as crianças. A Biblioteca não é só para vir pegar livro, é um ambiente de socialização também”, finalizou Bastos.

Além da presença do bibliotecário Gustavo, a Biblioteca Municipal conta com mais três servidores em seu quadro, sendo duas atendentes e uma servente.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Para emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil, basta realizar um cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No cadastro, é necessário um comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e uma taxa única de R$ 8,75. Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha, possibilitando acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há a possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Você pode ler também!

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT Araras dia 13/12/2019

* INTERESSADOS NAS VAGAS COMPARECER PESSOALMENTE, EM UMA DAS UNIDADES DO PAT, INFORMANDO CÓDIGO DA VAGA.

Read More...

Briga de casal termina em prisão na cidade de Araras

Na manhã desta quinta-feira (12), os policiais militares soldado Morelli e soldado Müller, foram solicitados para

Read More...

Papai Noel atende crianças e adultos na Praça Barão até dia 22

Crianças e adultos podem visitar o Papai Noel, no coreto da Praça Barão de Araras, desta

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu