Araras realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Realizada no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, a iniciativa reuniu representantes do governo e da sociedade civil

Organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo foi discutir, de forma ampla e democrática, propostas e estratégias sobre os direitos da pessoa idosa, definindo estratégias e prioridades.

Presente no evento, o vice-prefeito e secretário do Governo e das Relações Institucionais, Carleto Denardi, comentou a importância da iniciativa. “Este é um momento muito interessante e que deve ser aproveitado. Hoje, existem leis e regulamentos que devem ser seguidos e respeitados, e que todos nós possamos, além de saber que existem essas leis para o setor, que o que importa é o nosso convencimento de que as pessoas têm esses direitos. Que possamos melhorar esse relacionamento e o cumprimento do dever que temos para com aqueles que têm um pouco mais de idade”, disse.

O evento, que ocorreu no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, teve como tema principal “Os direitos de envelhecer no século XXI e o papel das Politicas Públicas” e como eixos os seguintes assuntos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas – Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“A conferência é um espaço pra reflexão, para entendermos melhor a terceira idade e como será o futuro dela, para prepararmos o nosso futuro. A política hoje é mais efetiva do que antigamente, mas, precisamos participar mais e sermos ativos para termos mais conquistas. O engajamento de cada um para melhorar a política para o idoso é importe para isso. Estamos abertos a conversas para levantar todas as demandas da conferência e traçar um plano para o futuro da forma que for possível”, disse a secretária de Ação e Inclusão Social, Marilda Fachini.

Esta é a primeira etapa das conferências, que acontece no âmbito municipal ou regional. A segunda etapa compreende a conferência Estadual e do Distrito Federal, na qual é produzida a sistematização dos indicativos de ações deliberadas no conjunto dos municípios de cada Estado – é onde se dá a eleição dos delegados. Por fim, acontece na terceira etapa, a Conferência Nacional, em Brasília/DF.

Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social pelo telefone (19) 3543-1700 ou pelo e-mail [email protected].

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu