Realizada no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, a iniciativa reuniu representantes do governo e da sociedade civil
Organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo foi discutir, de forma ampla e democrática, propostas e estratégias sobre os direitos da pessoa idosa, definindo estratégias e prioridades.
Presente no evento, o vice-prefeito e secretário do Governo e das Relações Institucionais, Carleto Denardi, comentou a importância da iniciativa. “Este é um momento muito interessante e que deve ser aproveitado. Hoje, existem leis e regulamentos que devem ser seguidos e respeitados, e que todos nós possamos, além de saber que existem essas leis para o setor, que o que importa é o nosso convencimento de que as pessoas têm esses direitos. Que possamos melhorar esse relacionamento e o cumprimento do dever que temos para com aqueles que têm um pouco mais de idade”, disse.
O evento, que ocorreu no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, teve como tema principal “Os direitos de envelhecer no século XXI e o papel das Politicas Públicas” e como eixos os seguintes assuntos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas – Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
“A conferência é um espaço pra reflexão, para entendermos melhor a terceira idade e como será o futuro dela, para prepararmos o nosso futuro. A política hoje é mais efetiva do que antigamente, mas, precisamos participar mais e sermos ativos para termos mais conquistas. O engajamento de cada um para melhorar a política para o idoso é importe para isso. Estamos abertos a conversas para levantar todas as demandas da conferência e traçar um plano para o futuro da forma que for possível”, disse a secretária de Ação e Inclusão Social, Marilda Fachini.
Esta é a primeira etapa das conferências, que acontece no âmbito municipal ou regional. A segunda etapa compreende a conferência Estadual e do Distrito Federal, na qual é produzida a sistematização dos indicativos de ações deliberadas no conjunto dos municípios de cada Estado – é onde se dá a eleição dos delegados. Por fim, acontece na terceira etapa, a Conferência Nacional, em Brasília/DF.
Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social pelo telefone (19) 3543-1700 ou pelo e-mail [email protected].