Araras realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

Realizada no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, a iniciativa reuniu representantes do governo e da sociedade civil

Organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo foi discutir, de forma ampla e democrática, propostas e estratégias sobre os direitos da pessoa idosa, definindo estratégias e prioridades.

Presente no evento, o vice-prefeito e secretário do Governo e das Relações Institucionais, Carleto Denardi, comentou a importância da iniciativa. “Este é um momento muito interessante e que deve ser aproveitado. Hoje, existem leis e regulamentos que devem ser seguidos e respeitados, e que todos nós possamos, além de saber que existem essas leis para o setor, que o que importa é o nosso convencimento de que as pessoas têm esses direitos. Que possamos melhorar esse relacionamento e o cumprimento do dever que temos para com aqueles que têm um pouco mais de idade”, disse.

O evento, que ocorreu no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, teve como tema principal “Os direitos de envelhecer no século XXI e o papel das Politicas Públicas” e como eixos os seguintes assuntos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas – Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“A conferência é um espaço pra reflexão, para entendermos melhor a terceira idade e como será o futuro dela, para prepararmos o nosso futuro. A política hoje é mais efetiva do que antigamente, mas, precisamos participar mais e sermos ativos para termos mais conquistas. O engajamento de cada um para melhorar a política para o idoso é importe para isso. Estamos abertos a conversas para levantar todas as demandas da conferência e traçar um plano para o futuro da forma que for possível”, disse a secretária de Ação e Inclusão Social, Marilda Fachini.

Esta é a primeira etapa das conferências, que acontece no âmbito municipal ou regional. A segunda etapa compreende a conferência Estadual e do Distrito Federal, na qual é produzida a sistematização dos indicativos de ações deliberadas no conjunto dos municípios de cada Estado – é onde se dá a eleição dos delegados. Por fim, acontece na terceira etapa, a Conferência Nacional, em Brasília/DF.

Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social pelo telefone (19) 3543-1700 ou pelo e-mail [email protected].

Você pode ler também!

Governo do Estado abre concursos para artistas

O Governo do Estado de São Paulo está com concursos abertos para artistas, por meio do Programa Juntos Pela

Read More...

Fatec Araras abre inscrições para curso gratuito de Gestão de Custos

A Fatec de Araras Antonio Brambilla está com inscrições abertas para o curso Gestão de Custos. Gratuito, ele será

Read More...

Servidores municipais ganham ações contra a Araprev

Justiça determina que autarquia previdenciária realize o ressarcimento por descontos ilegais Funcionários públicos municipais têm obtido reiteradas vitórias na Justiça

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu