Bandeira do Município a meio-mastro na Câmara Municipal de Araras homenageia o médico Dr. Enio Vitali

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras lamentaram o falecimento do médico Dr. Enio Vitali com 91 anos, ocorrido na noite da última quarta-feira (12), no Hospital da Unimed em Araras, vítima de um aneurisma de aorta abdominal. O velório será nesta sexta-feira (14), a partir das 7h30, na Biblioteca Municipal Martiníco Prado, na região central da cidade e o enterro está marcado para, às 17h, no Cemitério Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), determinou que a bandeira de Araras fosse colocada a meio-mastro nos próximos três dias em sinal de luto ao conhecido médico, que foi secretário da Saúde de Araras no governo do ex-prefeito Warley Colombini, no período de 1997 a 2000. “Dr. Enio Vitali foi um médico nota dez, ser humano de grande valor, amigo e benfeitor de Araras. Deixará um grande legado de amizade, solidariedade, prestação de serviço, otimismo e alegria. Isso chama-se eternidade. Dr. Enio amou Araras e Araras vai venerá-lo para sempre”, lamenta Jacovetti.

O vice-presidente da Mesa Diretiva, o vereador Eduardo Elias Dias (PHS) também lamentou a morte do médico. “Nossa cidade está de luto pela perda de um dos mais ilustres cidadão ararense, o médico Dr. Enio Vitali, que por mais de 60 anos dedicou-se aos ararenses, ele foi um homem integro e humilde, descanse em paz, que Deus conforte todos seus familiares nesta hora tão difícil”, disse.

Para o Secretário da Mesa Diretiva, Felipe Beloto (PR), Dr. Enio Vitali deixará muita saudade ao povo ararense. “Ele sempre foi uma pessoa ativa e amiga de todo mundo, foi um profissional autêntico e colaborou muito com a população ararense, que Deus conforte o coração da família, muito triste”, se emociona.

A suplente do Secretário da Mesa Diretiva da Câmara, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) não escondeu a tristeza pelo passamento do amigo. “Ele sempre foi um amigo de minha família, uma grande pessoa, com um coração enorme. Com toda certeza ficará um legado de doação, compromisso e dedicação a nossa cidade”, pondera.

O vereador Cláudio de Souza (REDE) disse que sentiu demais a morte do médico. “É uma perda irreparável, o Dr. Enio sempre foi muito querido, tanto que ele foi homenageado em vida, estou com uma profunda tristeza”, comenta.

A vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) disse que a cidade de Araras chora a morte do Dr. Enio Vitalli. “Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento do estimadíssimo Dr. Enio, foi um grande homem, chefe de família, excelente médico, amigo de todos e gostava muito de escrever, descanse em paz Dr. Enio”, disse.

Os vereadores Célio Alves Pacheco (PDT), Marcelo de Oliveira (PRB), Jackson de Jesus (PROS), José Roberto Apolari (PTB) e Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), bem como todos os demais vereadores, assinaram uma moção de pesar pelo falecimento do médico.

Prefeitura decreta luto oficial de três dias

A Prefeitura de Araras publicou nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial Eletrônico do Município, um Decreto Municipal informando Luto Oficial por três dias pela morte do médico Enio Vitali. “O Dr. Enio foi uma referência em medicina na cidade e trabalhou por anos na rede pública municipal, atendendo a população. É uma perda imensa para todos”, disse o prefeito municipal de Araras, Rubens Franco Junior (DEM).

Natural de São Sebastião da Grama/SP, Dr. Enio Vitali mudou-se para São Paulo, onde concluiu o ensino fundamental e ingressou na Faculdade de Medicina da USP, em 1948. Concluiu o curso de médico em 1953 e, em seguida, foi aprovado para residência no Hospital das Clínicas, onde trabalhou durante três anos, dedicando-se em especial à Cirurgia Geral.

Chegou em Araras no ano de 1956, onde atuou como médico e também em praticamente todas as áreas diretivas da medicina. Foi diretor clínico da Santa Casa de Araras por 16 anos, período em que colaborou na construção da nova maternidade e de um novo hospital. Foi secretário municipal de Saúde na gestão do então prefeito Warley Colombini, de 1997 a 2000, e também atuou como médico da rede municipal durante décadas.

Enio Vitali ocupava o cargo de presidente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto, mantenedora da Uniararas. Em 2015, a FHO/Uniararas nomeou o prédio do curso de odontologia em homenagem a ele pelos anos de dedicação voluntária à educação e à instituição, sendo denominado Centro Odontológico Dr. Enio Vitali.

Ainda em vida, Dr. Enio Vitali emprestou seu nome para a denominação do PSF (Programa de Saúde da Família) próximo aos bairros Santa Rosa, Santo Antônio e Piratininga, na região norte, hoje transformado em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Em 1981, Dr. Enio recebeu o título de Cidadão Ararense, outorgado pela Câmara Municipal de Araras. Apaixonado por escritas, publicou o livro de memórias “Luzes do Entardecer” e por muito tempo publicou artigos nos jornais de Araras.

Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu