Prefeitura divulga cronograma de coleta de entulho do 2º semestre

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em
- Updated

A Prefeitura de Araras divulga nesta semana o cronograma de coleta de entulho para o 2º semestre de 2019, seguindo o mesmo sistema que vem dando certo desde o ano passado. Ou seja, de acordo com o calendário, o cidadão coloca o entulho na rua entre sexta-feira e domingo e, a partir de segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos inicia a coleta.

Segundo o Decreto Municipal nº 6.533, de 11 de junho de 2019, o recolhimento do entulho continuará sendo gratuito também no 2° semestre, nos dias permitidos em cada setor e com volume de até 1m³. Acima desta quantidade só será permitido o descarte de entulho em caçambas particulares.

A Prefeitura informou a população que seria nomeada uma Comissão Especial para estudar a melhor forma de recolhimento do entulho e a correta destinação do material, no folheto do cronograma do 1º semestre deste ano, distribuído em todas as residências.

A única alteração que ocorreu foi a diminuição do volume coletado gratuitamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de 3m³ para 1m³. A conclusão da Comissão Especial, após análises técnicas, foi de que 1m³ é uma quantidade suficiente para atender quem realmente precisa do serviço gratuito. O objetivo é democratizar os investimentos públicos, pois nem toda população descarta entulho nas ruas e esses recursos podem ser otimizados em outras ações de limpeza.

Com relação à destinação dos resíduos coletados, a Prefeitura já iniciou testes com máquina trituradora de galhos e, nas próximas semanas, vai testar uma máquina trituradora de entulho de construção. O próximo passo da Comissão Especial é o estudo para implantação de caçambas comunitárias em determinadas regiões da cidade.

Cobrança de taxa de coleta

Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor. Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.

“É importante ressaltar que não se trata de multa, e sim de cobrança pelo serviço executado pela Prefeitura fora do cronograma ou da quantidade estabelecidos, como sempre ocorreu”, reforça o secretário de Serviços Públicos, Beto Cabrini.

Os panfletos com o novo cronograma começam a ser entregues nas residências da cidade nos próximos dias. 

Você pode ler também!

Polícia Civil realiza operação em postos de combustíveis de Araras

A Polícia Civil de Araras (SP), realizou na manhã desta sexta-feira (06), uma pequena operação para

Read More...

Polícia prende homem que se passava por bombeiro para aplicar golpes em comerciantes de Araras

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (5) após tentar aplicar um golpe em um

Read More...

Terminal de ônibus da Zona Leste de Araras receberá o nome de João Franchozza – Colêra

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (2), o projeto de lei de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu