Câmara Municipal de Araras promove palestra, roda de conversa, passeio de bonde e concurso de desenho para celebrar o “Agosto Dourado”

Categorias Câmara Municipal, Notícias em

O “Agosto Dourado” é o mês dedicado a amamentação. Várias ações sobre o tema serão realizadas em Araras com a finalidade de incentivar o aleitamento materno. As atividades estão sendo organizadas pelo Gabinete do vereador Célio Alves Pacheco (PDT) em conjunto com a vereadora que está de licença maternidade, Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC).

Na Câmara Municipal, no sábado, dia 10 de agosto, às 8 horas, terá café da manhã, sorteio de brindes, amamentação e concurso de desenho com a participação de estudantes da rede municipal e particular de ensino. Às 10 horas, os alunos participarão do passeio de bonde turístico e a fotógrafa ararense Gabriela Galembeck disponibilizará uma exposição de fotos no átrio da Câmara Municipal. O evento é aberto a gestantes e mães que estejam amamentando.

Na segunda-feira, dia 12 de agosto, a partir das 8 horas, no Plenário Bruno Moysés Batistela, será realizada uma roda de conversa direcionada aos profissionais da saúde, às mamães, a alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e estudantes de enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e Etec Professor Alberto Feres.

No dia 29, terá na Câmara Municipal uma apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno ocorrido em Taboão da Serra/SP. Evento será aberto aos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá durante todo o mês de agosto, palestras de incentivo ao aleitamento materno para profissionais da saúde, estudantes, gestantes e mulheres que estão amamentando em UBSs, PSFs e escolas.

Essas ações pretendem incentivar a prática da amamentação, por meio do compartilhamento de informações e quebra de tabus. As enfermeiras da rede municipal de saúde ministrarão palestras nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos PSFs (Programa Saúde da Família). “O símbolo da campanha é um laço na cor dourada, que carrega vários significados: o laço é dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para nutrição infantil, o lado direito simboliza a mãe e o esquerdo, o bebê e eles são simétricos por serem essenciais à amamentação. Já o nó no meio o laço simboliza o pai, a família e a sociedade, ou seja, todas as pessoas que oferecem suporte à mãe. As pontas do laço simbolizam o futuro, com o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais”, explica a odontopediatra da rede municipal de saúde, Renata Stefani Valio.

De acordo com ela, o principal objetivo da campanha é oferecer à população informações a respeito de como cada um desses fatores de apoio são importantes tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. “Queremos falar sobre como o aleitamento materno é importante tanto para a recuperação da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê, visto que o leite materno é o alimento mais completo que existe, conscientizando a sociedade e quebrando tabus que ainda impedem algumas mulheres de viverem esse momento tão maravilhoso”, ressalta.

O encerramento da campanha será no dia 30 de agosto, às 19h30, na Câmara Municipal com a premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.

Programação “Agosto Dourado”:

– Palestras de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das unidades de UBS e PSF.

– Atividades sobre a importância do aleitamento materno para os alunos das escolas participantes do concurso de desenhos da campanha.

– Exposição da fotógrafa Gabriela Galembeck na Câmara Municipal de Araras.

10/08, às 10h – Passeio de bonde turístico da Câmara Municipal, café da manhã com sorteio de brindes e amamentação. 

Evento aberto a gestantes e mães que estejam amamentando

Local: Câmara Municipal de Araras

12/08, às 8h30 – Mesa redonda direcionada aos profissionais de saúde, às mamães, a alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e Etec Professor Alberto Feres.

Local: Câmara Municipal de Araras

29/08, às 13h30 – Apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Taboão da Serra/SP. Evento aberto aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

Local: Câmara Municipal de Araras

30/08 às 19h30 – Encerramento com premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.

Local: Câmara Municipal de Araras

Fonte: Nilsinho Zanchetta com informações da SECOM/Prefeitura

Você pode ler também!

A cidade de Araras vai receber a carreta móvel de mamografia do “Programa Mulheres de Peito”

Mais uma boa notícia do resultado do trabalho do Deputado Danilo Balas em prol dos moradores

Read More...

Audiência Pública na Câmara visa debater estimativa da receita e fixar despesa para o exercício de 2020

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Araras, composta pelos vereadores Marcelo de

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 18, 19 e 20/10/2019

Sexta-feira (18/10) Novo sistema frontal próximo ao litoral do estado de São Paulo, provocará aumento da

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by