Massa polar entra no país pelas regões Sul e Sudeste trazendo ar frio, chuva e umidade. Fim de semana pode registrar temperaturas mínimas mais baixas do ano.
Em São Paulo, a massa de ar frio trouxe chuva após quase um mês de tempo seco. Com isso, as taxas de umidade do ar, que estavam bem baixas, agora estão acima dos 55%. Por enquanto, a temperatura varia entre 15ºC e 18ºC, com dias nublados e bastante vento. A previsão é de chuva forte e volumosa no decorrer do dia.
A capital paulista espera recorde de temperatura mínima no fim de semana. No sábado (6), os termômetros podem marcar 5ºC. O dia mais frio até o momento na capital paulista foi 9 de junho, quando os termômetros registraram média de 9,4°C.
Também o litoral do estado tem previsão de dias gelados. E, no interior, após um mês de estiagem, a massa de ar frio provocou chuva e derrubou temperaturas. Em Piracicaba, por exemplo, a última vez que choveu havia sido em 3 de junho.
Início de inverno quente
O inverno no Hemisfério Sul começou em 21 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno El Niño, que acompanhou o Brasil no verão e no outono, provocou um aquecimento acima do normal na parte do Pacífico próxima ao Equador, o que dificulta a entrada do ar frio.
Por isso, o início do inverno foi mais quente do que o normal. Apesar da queda das temperaturas nos próximos dias, é possível que as temperaturas voltem a subir na semana que vem.
O site Climatempo prevê que, durante o inverno de 2019, “quase todas as ondas de frio serão desviadas para o oceano” e que a estação “deve terminar com temperaturas acima da média”.