Agosto Dourado: passeio de bonde turístico reúne gestantes, mães e bebês

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

Próximas ações acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, na Câmara Municipal; campanha tem com principal objetivo empoderar mães e pais e incentivar a prática da amamentação

A programação da Campanha Agosto Dourado, realizada pela Prefeitura de Araras, em parceria com a Câmara Municipal, continua até o fim do mês, visando incentivar a prática da amamentação. No último sábado (10), a mobilização promoveu passeio de bonde turístico voltado às gestantes e mães que estão amamentando. Além disso, o público também participou de café da manhã com brindes.

Na última segunda-feira (12), a Câmara Municipal sediou uma roda de conversa sobre a dificuldade de manter uma rede de apoio à amamentação. O evento foi direcionado a profissionais de saúde, às mães, alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e de enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

As próximas ações acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, na Câmara Municipal de Araras. No dia 29, haverá apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Taboão da Serra, a partir das 13h30. Já no dia 30, a Câmara sedia o encerramento da Campanha, com premiação do concurso de desenhos das escolas participantes, a partir das 19h30.

Além disso, durante todo o mês, palestras de promoção ao aleitamento materno, desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal estão sendo realizadas nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos PSFs (Programa Saúde da Família).

Os alunos da rede municipal e particular de ensino também estão realizando atividades lúdicas sobre a importância do aleitamento materno e participarão de concurso de desenho sobre o tema.

Campanha Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado tem com principal objetivo empoderar mães e pais e favorecer a prática da amamentação, por meio do compartilhamento de informações e quebra de tabus.

 “O símbolo da campanha é um laço na cor dourada, que carrega vários significados: o laço é dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para nutrição infantil, o lado direito simboliza a mãe e o esquerdo, o bebê e eles são simétricos por serem essenciais à amamentação. Já o nó no meio o laço simboliza o pai, a família e a sociedade, ou seja, todas as pessoas que oferecem suporte à mãe. As pontas do laço simbolizam o futuro, com o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais”, explicou a odontopediatra da rede municipal de saúde, Renata Stefani Valio.

De acordo com ela, o principal objetivo da campanha é oferecer à população informações a respeito de como cada um desses fatores de apoio são importantes tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. “Queremos falar sobre como o aleitamento materno é importante tanto para a recuperação da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê, visto que o leite materno é o alimento mais completo que existe, conscientizando a sociedade e quebrando tabus que ainda impedem algumas mulheres de viverem esse momento tão maravilhoso”, ressaltou Renata.

Confira a programação do Agosto Dourado:

Durante todo o mês:

– Palestras de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das unidades de UBS e PSF. 

– Atividades lúdicas sobre a importância do aleitamento materno para os alunos das escolas participantes do concurso de desenhos da campanha.

– Exposição da fotógrafa Gabriela Galembeck na Câmara Municipal de Araras.

29 /08, às 13h30 – Apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Taboão da Serra/SP. Evento aberto aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

Local: Câmara Municipal de Araras

30/08 às 19h30 – Encerramento com premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.

Local: Câmara Municipal de Araras

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu