Ararense é destaque em concurso do Programa Mais Você, da Rede Globo

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

Criação de Bruno Scabora está entre as 13 melhores linguiças do Brasil

O ararense Bruno Leonardo Scabora, 37 anos, vai representar Araras (SP) na final no Concurso “A Melhor Linguiça do Brasil”. A criação dele foi destaque em uma seleção nacional e o habilitou a participar da competição realizada pelo Programa Mais Você, apresentado, na Rede Globo, por Ana Maria Braga.

Foram escolhidas apenas 13 finalistas dentre mais de 300 receitas de linguiça recebidas pela equipe do programa. Nascido em Araras, filho dos também ararenses Francisco Scabora, e Nilcéia Martoni Scabora, Bruno mora em Sorocaba com sua família há seis anos, onde estabeleceu sua charcutaria artesanal, Signora Fumaça.

Com o hábito de cozinhar, inventar e provar receitas, o gastrônomo e economista se reveza entre Sorocaba e Araras, cidades onde vive grande parte de sua família.

A inspiração para o negócio, que o levou à final do concurso, também vem de casa. “Sempre busco inspiração para minhas receitas nas minhas origens e na minha lembrança. Minha família é de origem italiana, radicada em Araras, então desde pequeno essa fusão italiana e caipira vem guiando minhas escolhas. Acredito que a comida tem o grande poder de te levar de volta a lugares que já esteve, relembrar situações e sensações vividas”, explica ele.

É esta a base inspiradora não só das linguiças, mas de outros produtos como bacon, coppa, pancettas, salames e defumados em geral. A fumaça, como traz no nome, é a marca registrada de suas receitas.

O ararense Bruno Scabora e os outros 12 finalistas devem ir ao Rio de Janeiro no início de setembro. Está prevista a participação deles no Programa Mais Você, junto a Ana Maria Braga, entre os dias 02 e 06 de setembro, ao vivo, até que se chegue ao grande vencedor.

ESPECIALIDADE – Bruno Scabora trabalha com a linguiça artesanal e outros produtos de charcutaria, profissionalmente, há um ano. A “calabresa perfeita”, que está em destaque no Programa Mais Você, é uma das especialidades dele. “Além desta linguiça fresca, inscrita no concurso, também faço outras opções:  defumada ou curada (seca). Também faço outros tipos para consumo próprio: adoro uma de estilo espanhol com bastante páprica e uma caipira, só com sal alho e pimenta. Estão em fase de testes para venda alguns salames, dos quais destaco o italiano e o cacciatore”, reforça ele.

Bruno espera que a linguiça o ajude a vencer o concurso, mas já comemora estar entre os finalistas, e pondera sobre o porquê a linguiça foi destaque entre as melhores do país. “Ela traz as raízes italiana e brasileira em sua melhor forma. A linguiça calabresa, ao contrário do que muitos pensam, foi criada no Brasil por imigrantes Italianos, inspirada em uma linguiça da Calábria. Traz uma picância leve e uma mistura de sabores apreciada por todos. Não à toa é uma das favoritas (senão a favorita) da maioria dos Brasileiros”, diz.

“Foram meses testando cada tipo de carne, cada tipo de processo, cada tempero miligrama a miligrama até chegar em uma harmonia perfeita de sabores. Ela traz várias referências de sabor e temperos, deixando todos em evidência, mas sem que um se sobressaia a outro e sem deixar de sentir o principal sabor: a carne de extrema qualidade. Esta receita é tão especial que ela se comporta muito bem em vários processos: fica ótima fresca, defumada, seca ou maturada”, avalia.

Você também pode ler:

Entrega do título Policial Destaque acontece nesta segunda, durante a sessão da Câmara

Na 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Araras realizará o Ato Solene de entrega do

Read More...

Aplicação das provas do processo seletivo de estágio da Câmara Municipal de Araras ocorreu domingo

Na manhã do último domingo (21), ocorreu a aplicação das provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal

Read More...

Mais de 150 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em acamados e acompanhantes

Até o momento, 156 doses do imunizante contra a Influenza/Gripe foram aplicadas em pessoas acamadas e acompanhantes (cuidadores),   

Read More...

Mobile Sliding Menu