Presidente da São Leopoldo Mandic participa da sessão da Câmara e anuncia investimento de 14 milhões de reais na faculdade de medicina de Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

O Presidente da Mantenedora, Diretor Geral, Presidente do Conselho Superior e Professor da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. José Luiz Cintra Junqueira, fez uso da Tribuna Livre da 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras, na última segunda-feira (26), a convite do Presidente do Legislativo, o vereador Carlos Alberto Jacovetti e anunciou um investimento na ordem de 14 milhões de reais na ampliação do campus em Araras. A previsão é que obra seja concluída no final de 2020.

De acordo com o Dr. Junqueira a obra será feita pela Construtora CCA de Araras e a arquitetura foi desenvolvida pelo renomado Paisagista e Arquiteto de Campinas, Marcelo Novaes. “Nós queremos continuar investindo para fazer em Araras a melhor faculdade de medicina como é a de Campinas e como será a de Pernambuco. Teremos em Araras, o campus mais bonito do Brasil, sendo idealizado pelo meu amigo Marcelo Novaes com a opinião de alunos e professores, inclusive o projeto arquitetônico desenvolvido para a construção da faculdade vai receber o prêmio mundial de arquitetura em Toronto no Canadá, no dia 3 de outubro, onde dois alunos de Araras estarão participando da cerimônia com o Marcelo Novaes”, disse.  

A Faculdade São Leopoldo Mandic está há 36 anos no mercado educacional. Além de Campinas e Araras, possui unidades com cursos de odontologia e medicina nas cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Vila Velha-ES. “Instalamos em Araras em 2016, em razão do Programa do Governo Federal “Mais Médicos” lançado à época pelo então Ministro Alexandre Padilha, que hoje é professor da nossa faculdade, onde o foco era levar o curso de medicina para todos os cantos do Brasil. Em Araras tivemos o incentivo do então Prefeito Nelson Dimas Brambilla (PSD) que realizou um trabalho muito interessante na área médica, preparando a cidade de Araras para receber o curso de medicina, por isso, instalamos aqui uma faculdade de excelência nos moldes da de Campinas, que há 11 anos é a primeira do Brasil pela avaliação do MEC – Ministério da Educação – ”, explica.

A Unidade da São Leopoldo Mandic de Araras, por fazer parte do Programa “Mais Médicos”, disponibiliza 10% de todas as vagas aos alunos bolsistas, que não pagam nada para fazer o curso e ainda recebem alimentação e custo moradia no valor de 500 reais.

O Dr. José Luiz Cintra Junqueira, durante seu discurso, no uso da Tribuna Livre, da Câmara Municipal ponderou ainda sobre as parcerias feitas com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras e a Clínica Antônio Luiz Sayão. “Também por fazermos parte do Programa “Mais Médico” do Governo Federal, nós repassamos 10% do faturamento bruto da Faculdade para o Sistema SUS – Sistema Único de Saúde -, sendo que uma parte deste valor é para pagar as bolsas de residência médica e a outra para custear os serviços do SUS”, pondera.

Uma reforma na Santa Casa de Araras também está sendo custeada pela São Leopoldo Mandic. “Estamos reformando uma ala de mil metros quadrados na Santa Casa de Araras, a gente costuma fazer, mas não procuramos ficar divulgando, quero aqui parabenizar o excelente trabalho voluntário do Hildebrando Xavier Souza a frente da Administração da Santa Casa de Araras, ele deu um verdadeiro choque de gestão. Considero a Santa Casa de Araras, a melhor do Brasil, minha esposa e meu sogro, sofreram um acidente na Rodovia Anhanguera no passado e foram muito bem atendidos aqui, por isso, tenho um carinho especial pela Santa Casa de Araras”, revela.  

Dr. Junqueira explicou também que assumiu a gestão da Clínica Antônio Luiz Sayão, onde há um total de 320 pacientes internados, sendo que 150 deles são abandonados pela família e pelo Estado, os quais não comem sozinhos e também não falam. “Quem assumiu a gestão integral da Clínica não foi a Faculdade, foi a minha família, a família Junqueira. Agora, eu tenho a responsabilidade de cuidar de 150 pessoas que necessitam de mim, eles precisam de monitoramento permanente e o Estado só paga 32 reais por paciente”, destaca. Segundo Junqueira, a Clínica Sayão é reconhecida nacionalmente. “Não existe quem não conheça a Clínica Sayão, muitos artistas da Rede Globo de Televisão passaram por ela e, hoje a Clínica está precisando de todos nós, para que esses 150 pacientes continuem vivos”, disse.

Ele revelou ainda que pretende contar com o apoio do Poder Público para realizar um projeto audacioso na Clínica Sayão. “Eu tinha um compromisso em Brasília-DF hoje, mas resolvi cancelar, justamente para estar conversando com a população de Araras, pois, entendo que este é o lugar, a Casa de Leis. Quero dizer que tudo o que foi feito até agora na Clínica Sayão foi realizado com amor e com o coração, mas agora não se trata de fazer pequenos gestos sociais, agora é preciso trabalhar para cuidar de uma área de 50 mil metros quadrados com 25 mil metros quadrados de área construída, onde temos que batalhar para manter 350 funcionários, onde o faturamento mensal é de 1 milhão de reais e as despesas são de 1,4 milhão de reais, cuidar da Clínica Sayão é um grande projeto pessoal de minha família”, finaliza.

Com informações: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA 

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu