“Táxi” interno da Prefeitura reduz gastos com frotas e otimiza serviços

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

Restrito a serviços internos, sistema de transporte já realizou 100 viagens nas primeiras semanas de atividades; motoristas são acionados por aplicativo desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação

Com a intenção de diminuir gastos com a frota municipal e otimizar serviços, a Prefeitura de Araras implantou recentemente o sistema de “Táxi” PMA, que utiliza aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) – semelhante ao do Uber – para acionar motoristas concursados e fazer viagens internas, atendendo demandas de Secretarias, Departamentos e demais setores municipais. O serviço prevê redução de carros da Prefeitura em circulação e melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Iniciado há duas semanas no Paço Municipal e restrito a serviços internos, o sistema de transporte já realizou mais 100 viagens solicitadas por servidores públicos, durante o expediente, para fazer diligências, fiscalizações e outras atividades inerentes à administração pública. No momento, há dois motoristas disponíveis para fazer viagens de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Prefeitura.

“O nosso objetivo com o Táxi PMA é reduzir custos de viagens. Antes, todas as Secretarias que integram o Paço Municipal possuíam carros próprios. Agora, temos dois motoristas que levam os servidores para realizar trabalhos fora, quando necessário”, explicou o secretário de Administração, Marcos Antonio Ferezini.

O serviço atinge diretamente os servidores das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Justiça e Administração, que funcionam no Paço Municipal, porém, funcionários de outras repartições também podem acioná-lo pelo sistema de comunicação interno da Prefeitura. “Os únicos departamentos do Paço que ainda possuem carros são a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional) e o DTI (Departamento de Tecnologia e Informação), que contam com trabalhos operacionais”, acrescentou.

Economia no caixa da Prefeitura

De acordo com o DTIM (Departamento de Transportes Internos e Manutenção), foram retirados de circulação do Paço Municipal quatro veículos VW/Voyages. No lugar deles, ficaram os dois GM/Celtas utilizados pelos motoristas.

A economia mensal estimada pela Secretaria de Administração deve ser de 70,43%, com relação à locação dos veículos utilizados no Paço Municipal, e de 48,36% com relação ao abastecimento da frota do mesmo setor.

“Além da economia nos cofres da Prefeitura, o fluxo de entrada e saída de veículos no Paço também diminuiu. Ganhamos em muitos aspectos”, finalizou Ferezini.

Feedbacks positivos

Desenvolvido pelo DTI, o Táxi PMA funciona da seguinte maneira: a partir da intranet da Prefeitura, o servidor público realiza uma solicitação de viagem. Os motoristas concursados, que utilizam um aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI, recebem notificações de novas viagens, aceitam as mesmas e podem consultar informações úteis, como quantidade de pessoas que irão na viagem, data e horário, endereços e rotas, entre outros. Dentro da intranet, os usuários podem consultar todas as viagens programadas no dia, saber se sua solicitação foi aceita e quem será o motorista que o levará.

“Estamos muito contentes com estes mais de 10 dias de testes, pois vimos muitos funcionários utilizando a ferramenta e nos passando feedbacks positivos. Muitos, inclusive, dão ideias e passam sugestões de melhorias”, comentou o Administrador de Sistemas do DTI, André Andreotti.

Os motoristas responsáveis pelas viagens do Táxi PMA são Ailton Senna e Christian Oliveira. Outras informações sobre o Táxi PMA podem ser obtidas pelo telefone 3547-3035.

Você pode ler também!

Prefeitura propõe mudança no regime de trabalho da GCM para reforçar rondas na cidade

A Prefeitura de Araras está empenhada em reforçar a segurança na cidade e valorizar ainda mais

Read More...

Novo Terminal Urbano da região leste recebe cobertura

O novo Terminal Urbano da região leste, que está sendo construído pela Prefeitura de Araras, já

Read More...

Projeto Ecobag: alunos arrecadaram mais de 6 toneladas de materiais reciclados

Alunos de cinco escolas da rede municipal arrecadaram, juntos, mais de seis toneladas de materiais recicláveis

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by