Restrito a serviços internos, sistema de transporte já realizou 100 viagens nas primeiras semanas de atividades; motoristas são acionados por aplicativo desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação
Com a intenção de diminuir gastos com a frota municipal e otimizar serviços, a Prefeitura de Araras implantou recentemente o sistema de “Táxi” PMA, que utiliza aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) – semelhante ao do Uber – para acionar motoristas concursados e fazer viagens internas, atendendo demandas de Secretarias, Departamentos e demais setores municipais. O serviço prevê redução de carros da Prefeitura em circulação e melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Iniciado há duas semanas no Paço Municipal e restrito a serviços internos, o sistema de transporte já realizou mais 100 viagens solicitadas por servidores públicos, durante o expediente, para fazer diligências, fiscalizações e outras atividades inerentes à administração pública. No momento, há dois motoristas disponíveis para fazer viagens de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Prefeitura.
“O nosso objetivo com o Táxi PMA é reduzir custos de viagens. Antes, todas as Secretarias que integram o Paço Municipal possuíam carros próprios. Agora, temos dois motoristas que levam os servidores para realizar trabalhos fora, quando necessário”, explicou o secretário de Administração, Marcos Antonio Ferezini.
O serviço atinge diretamente os servidores das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Justiça e Administração, que funcionam no Paço Municipal, porém, funcionários de outras repartições também podem acioná-lo pelo sistema de comunicação interno da Prefeitura. “Os únicos departamentos do Paço que ainda possuem carros são a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional) e o DTI (Departamento de Tecnologia e Informação), que contam com trabalhos operacionais”, acrescentou.
Economia no caixa da Prefeitura
De acordo com o DTIM (Departamento de Transportes Internos e Manutenção), foram retirados de circulação do Paço Municipal quatro veículos VW/Voyages. No lugar deles, ficaram os dois GM/Celtas utilizados pelos motoristas.
A economia mensal estimada pela Secretaria de Administração deve ser de 70,43%, com relação à locação dos veículos utilizados no Paço Municipal, e de 48,36% com relação ao abastecimento da frota do mesmo setor.
“Além da economia nos cofres da Prefeitura, o fluxo de entrada e saída de veículos no Paço também diminuiu. Ganhamos em muitos aspectos”, finalizou Ferezini.
Feedbacks positivos
Desenvolvido pelo DTI, o Táxi PMA funciona da seguinte maneira: a partir da intranet da Prefeitura, o servidor público realiza uma solicitação de viagem. Os motoristas concursados, que utilizam um aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI, recebem notificações de novas viagens, aceitam as mesmas e podem consultar informações úteis, como quantidade de pessoas que irão na viagem, data e horário, endereços e rotas, entre outros. Dentro da intranet, os usuários podem consultar todas as viagens programadas no dia, saber se sua solicitação foi aceita e quem será o motorista que o levará.
“Estamos muito contentes com estes mais de 10 dias de testes, pois vimos muitos funcionários utilizando a ferramenta e nos passando feedbacks positivos. Muitos, inclusive, dão ideias e passam sugestões de melhorias”, comentou o Administrador de Sistemas do DTI, André Andreotti.
Os motoristas responsáveis pelas viagens do Táxi PMA são Ailton Senna e Christian Oliveira. Outras informações sobre o Táxi PMA podem ser obtidas pelo telefone 3547-3035.