“Táxi” interno da Prefeitura reduz gastos com frotas e otimiza serviços

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Restrito a serviços internos, sistema de transporte já realizou 100 viagens nas primeiras semanas de atividades; motoristas são acionados por aplicativo desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação

Com a intenção de diminuir gastos com a frota municipal e otimizar serviços, a Prefeitura de Araras implantou recentemente o sistema de “Táxi” PMA, que utiliza aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) – semelhante ao do Uber – para acionar motoristas concursados e fazer viagens internas, atendendo demandas de Secretarias, Departamentos e demais setores municipais. O serviço prevê redução de carros da Prefeitura em circulação e melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Iniciado há duas semanas no Paço Municipal e restrito a serviços internos, o sistema de transporte já realizou mais 100 viagens solicitadas por servidores públicos, durante o expediente, para fazer diligências, fiscalizações e outras atividades inerentes à administração pública. No momento, há dois motoristas disponíveis para fazer viagens de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Prefeitura.

“O nosso objetivo com o Táxi PMA é reduzir custos de viagens. Antes, todas as Secretarias que integram o Paço Municipal possuíam carros próprios. Agora, temos dois motoristas que levam os servidores para realizar trabalhos fora, quando necessário”, explicou o secretário de Administração, Marcos Antonio Ferezini.

O serviço atinge diretamente os servidores das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Justiça e Administração, que funcionam no Paço Municipal, porém, funcionários de outras repartições também podem acioná-lo pelo sistema de comunicação interno da Prefeitura. “Os únicos departamentos do Paço que ainda possuem carros são a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional) e o DTI (Departamento de Tecnologia e Informação), que contam com trabalhos operacionais”, acrescentou.

Economia no caixa da Prefeitura

De acordo com o DTIM (Departamento de Transportes Internos e Manutenção), foram retirados de circulação do Paço Municipal quatro veículos VW/Voyages. No lugar deles, ficaram os dois GM/Celtas utilizados pelos motoristas.

A economia mensal estimada pela Secretaria de Administração deve ser de 70,43%, com relação à locação dos veículos utilizados no Paço Municipal, e de 48,36% com relação ao abastecimento da frota do mesmo setor.

“Além da economia nos cofres da Prefeitura, o fluxo de entrada e saída de veículos no Paço também diminuiu. Ganhamos em muitos aspectos”, finalizou Ferezini.

Feedbacks positivos

Desenvolvido pelo DTI, o Táxi PMA funciona da seguinte maneira: a partir da intranet da Prefeitura, o servidor público realiza uma solicitação de viagem. Os motoristas concursados, que utilizam um aplicativo desenvolvido pela equipe do DTI, recebem notificações de novas viagens, aceitam as mesmas e podem consultar informações úteis, como quantidade de pessoas que irão na viagem, data e horário, endereços e rotas, entre outros. Dentro da intranet, os usuários podem consultar todas as viagens programadas no dia, saber se sua solicitação foi aceita e quem será o motorista que o levará.

“Estamos muito contentes com estes mais de 10 dias de testes, pois vimos muitos funcionários utilizando a ferramenta e nos passando feedbacks positivos. Muitos, inclusive, dão ideias e passam sugestões de melhorias”, comentou o Administrador de Sistemas do DTI, André Andreotti.

Os motoristas responsáveis pelas viagens do Táxi PMA são Ailton Senna e Christian Oliveira. Outras informações sobre o Táxi PMA podem ser obtidas pelo telefone 3547-3035.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu