Abertura da “Campanha Outubro Rosa” reúne autoridades e um grande público na Câmara de vereadores de Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

A população lotou o Plenário da Câmara Municipal de Araras na noite da última terça-feira (1), para acompanhar a palestra da enfermeira, Dulce Aparecida Siviero Franco, sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O evento contou com a presença do Prefeito, Rubens Franco Junior (DEM), da primeira-dama e presidente do FUSS – Fundo Social de Solidariedade de Araras – Daniela Franco e das vereadoras Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB).

Logo no início da cerimônia, o público prestigiou a apresentação do “Coral Alara” da Associação Laço Rosa de Araras, instituição formada por um grupo de mulheres que acolhe, orienta e ajuda as pacientes portadoras de câncer de mama e ginecológico do município. Em seguida ocorreu o discurso das autoridades e depois a palestra da enfermeira especialista no tema, Dulce Aparecida Siviero Franco, que fez questão de destacar que é compromisso de todas as mulheres, realizar exames periódicos de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

O Plenário da Câmara foi decorado com laços e bexigas na cor rosa. Todos os presentes na plateia utilizaram um lacinho rosa na vestimenta, o uso desse símbolo tem o objetivo de apoiar as mulheres vítimas do câncer e alertá-las sobre a importância do autoexame e do tratamento. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no Site, Youtube e Facebook da Câmara Municipal. O vídeo segue disponível para visualização, clique aqui e assista na íntegra.  

A programação segue durante todo o mês de outubro em Araras. As Unidades de Saúde funcionarão em horário estendido, haverá a “Corrida do Batom” somente para mulheres, intensificação dos exames de mama e papanicolau, caminhada e demais palestras.

A mobilização visa intensificar o atendimento às mulheres, além de divulgar informações relativas à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre o público feminino no país.

O encerramento da Campanha está marcado para o dia 31 de outubro, às 19h, também no Plenário da Câmara Municipal de Araras, com duas palestras, a da enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde, Erika Kelly Alves de Freitas, que falará sobre o resultado da “Campanha Outubro Rosa” em Araras e da Coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Rosemeire Perinotto, que discorrerá sobre o câncer de mama e o colo de útero no município de Araras. “Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, explica Rosemeire Perinotto.

Confira a programação da “Campanha Outubro Rosa” em Araras:

Dias 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 das 16h às 20h

Unidades com horário estendido: ESF Francisco Nicolla Cascelli (Rua Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores), Centro de Saúde da Mulher (Rua dos Antúrios, S/N, Jardim Sobradinho), PAM Eva Costa Cruz (Rua Presidente Café Filho, 209, Narciso Gomes), UBS José Fiori (Rua Ana da Silva, s/n, Vila Madalena de Canossa), PAM Antônio Carlos Fabrício (Rua do Carpinteiro, s/n, José Ometto 1) e ESF Vital Pacífico Homem (Avenida Irineu Carrocci, 1469, José Ometto 4)

Dia 06, às 7h

Corrida do Batom – Orientação Sobre Câncer de Mama  

Concentração no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger

Dia 26, das 8h às 17h

Exames de Mama e Papanicolau, no Centro de Saúde da Mulher

Equipe da Secretaria da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estarão na Praça Barão de Araras realizando encaminhamento de mulheres para o Centro de Saúde da Mulher, onde os exames são realizados

Dia 27, às 8h

2ª Caminhada Alara

Concentração na Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolf

Dia 31/10 às 19h, na Câmara Municipal de Araras

Encerramento da Campanha Outubro Rosa

Apresentação do Coral Alara, palestra Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras, com a enfermeira Rosemeire Perinotto (coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde) e palestra Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras, com Erika Kelly Alves de Freitas (enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde).

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu