Palestra na Câmara sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero abre a programação do Outubro Rosa em Araras

Categorias Câmara Municipal, Notícias em

A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sobre o tema, haverá uma palestra nesta terça-feira (1), na Câmara Municipal de Araras, às 19h. O evento marcará a abertura da Campanha em Araras.

Além da palestra sobre a importância da Prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero: Um Compromisso de Todos Nós, com a enfermeira mestre Dulce Aparecida Siviero Franco, haverá também a apresentação do Coral Alara.

A programação inclui ainda, nas Unidades de Saúde com funcionamento em horário estendido, corrida somente para mulheres, intensificação dos exames de Mama e Papanicolau, caminhada e palestras. A mobilização visa intensificar o atendimento às mulheres, além de divulgar informações relativas à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre o público feminino no país.

As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

Postos com funcionamento estendido

Para intensificar o atendimento às mulheres e realização dos exames de Papanicolau e de Mama, o ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionarão em horário estendido, nos dias 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29, das 16h às 20h. “O objetivo é atender às mulheres que trabalham e não conseguem passar pelas unidades de saúde durante o horário comercial”, explicou Rosemeire.

Além disso, no dia 26, uma equipe da Fundação Hermínio Ometto realizará plantões na Praça Barão de Araras, encaminhando mulheres para realização de exames de Mama e Papanicolau no Centro de Saúde da Mulher, o qual funciona das 8h às 17h, na Rua dos Antúrios, no Jardim Sobradinho.

Programação completa do Outubro Rosa em Araras:

Dia 1/10 19h, na Câmara Municipal de Araras                                                                 

Abertura da Campanha Outubro Rosa                                                             

Apresentação do Coral Alara e Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero: Um Compromisso de Todos Nós, com a enfermeira mestre Dulce Aparecida Siviero Franco

Dias 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 das 16h às 20h

Unidades com horário estendido: ESF Francisco Nicolla Cascelli (Rua Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores), Centro de Saúde da Mulher (Rua dos Antúrios, S/N, Jardim Sobradinho), PAM Eva Costa Cruz (Rua Presidente Café Filho, 209, Narciso Gomes), UBS José Fiori (Rua Ana da Silva, s/n, Vila Madalena de Canossa), PAM Antônio Carlos Fabrício (Rua do Carpinteiro, s/n, José Ometto 1) e ESF Vital Pacífico Homem (Avenida Irineu Carrocci, 1469, José Ometto 4)

Dia 06, às 7h

Corrida do Batom – Orientação Sobre Câncer de Mama  

Concentração no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger

Dia 26, das 8h às 17h

Exames de Mama e Papanicolau, no Centro de Saúde da Mulher

Equipe da Secretaria da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estarão na Praça Barão de Araras realizando encaminhamento de mulheres para o Centro de Saúde da Mulher, onde os exames são realizados

Dia 27, às 8h

2ª Caminhada Alara

Concentração na Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolf

Dia 31/10 às 19h, na Câmara Municipal de Araras

Encerramento da Campanha Outubro Rosa

Apresentação do Coral Alara, palestra Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras, com a enfermeira Rosemeire Perinotto (coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde) e palestra Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras, com Erika Kelly Alves de Freitas (enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde).

Diretoria de Comunicação da CMA e SECOM/PMA

Você pode ler também!

Sem horário de verão, Google pede a usuários que tirem atualização automática do relógio no Android

O Google publicou um anúncio oficial em seu blog, nesta sexta-feira (18), recomendando que usuários de

Read More...

Tenista ararense é vice-campeã da Copa Guga Kuerten 2019

Com apenas nove anos de idade, a tenista ararense Clara Borrasca Fernandes conquistou o vice-campeonato no

Read More...

Emei do Jardim Dalla Costa é a segunda escola inaugurada neste semestre

A região sul de Araras ganhou mais uma escola municipal na manhã desta sexta-feira (18). A

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by