Dezembro Verde: alunos visitam o Canil e participam de palestra sobre cuidado animal

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A programação do “Dezembro Verde”, mês de conscientização sobre o combate ao abandono de animais, teve início com visitas de alunos da rede municipal ao Canil e realização de palestras educativas em escolas. As primeiras ações aconteceram na última sexta-feira (22), com os estudantes da Emef Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira (Caic) e da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo).

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Caic conheceram a estrutura e funcionamento do Canil Municipal, além de serem instruídos quanto à prevenção de mordidas de cachorros e tirarem dúvidas com estagiários de medicina veterinária do canil.

Já os alunos do 1° ao 5° ano da Escola do Campo participaram de palestra sobre o cuidado com os animais. Após as orientações, foi exibido o vídeo “Criando um amigo”, do Instituto Nina Rosa e Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ). Após as perguntas, os alunos receberam um kit com doces e panfletos sobre cuidados com os animais e prevenção a mordidas. A palestra ocorreu no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini.

“Estas ações fazem parte da Campanha Dezembro Verde, que será realizada no município durante todo mês de dezembro, para trazer uma reflexão sobre o abandono de animais, que aumenta durante os meses de dezembro a fevereiro, período de maior índice de abandono de animais”, explicou a diretora de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Isabela Orzari.

As ações foram ministradas pelos estagiários do Canil Municipal Júlio Cesar Gregório da Cruz, Maria Emília Rüegger e Bárbara Rebellato.

Ciclo de Palestras do “Dezembro Verde”

No dia 10 de dezembro (terça-feira), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realiza ciclo de palestras sobre o Dezembro Verde, na Câmara Municipal, a partir das 7h30, com inscrições pelo e-mail – dma.dma@araras.sp.gov.br. O evento é aberto ao público.

“Não é obrigatório, mas pedimos que os participantes doem 1 kg de ração para cão ou gato, que serão repassadas ao Canil”, finalizou a diretora.

Outras informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelos telefones 3547-8806 e 3547-8794.

Programação – Ciclo de Palestras

Local: Câmara Municipal de Araras

7h30 – Abertura

8h – “Conscientização e fiscalização aos maus-tratos e abandono de animais” Luiz Rogério de Oliveira – Chefe da Patrulha Ambiental de Itapira – SP

9h – “Acumuladores de animais numa abordagem intersetorial” – Sueli Cândida Maciel – Psicóloga – Núcleo de Vistoria Zoossanitária – Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) – SP

10h – Coffee-break

10h30 – “Silvestre não é pet” – Dra. Fernanda Senter Magajeviski – Médica Veterinária – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Araras

11h30 – Exibição do filme “Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria” – Instituto Nina Rosa

12h – Encerramento

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu