Programação do “Novembro Azul” inclui palestra na Câmara Municipal de Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Agora é a vez dos homens. A Secretaria Municipal da Saúde promove uma série de atividades voltadas a campanha “Novembro Azul”, mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de próstata. No dia 28 de novembro acontece o encerramento da campanha com palestra sobre o tema: O Homem Que Se Cuida Tem Atitude, na Câmara Municipal de Araras, com os enfermeiros Luciano Calegari e Orlando Zaniboni

Visando à intensificação do atendimento aos homens nas unidades de saúde, a ação tem como principal objetivo a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio de análise de sangue, para pacientes a partir de 50 anos – ou a partir de 40, em casos com sinais de risco e sintomas ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

Para isso, a campanha promoverá durante todo mês de novembro ações de conscientização e palestras nas unidades de saúde, empresas, escolas, igrejas e locais públicos. Além disso, os postos também vão funcionar em horário estendido, até as 20h, durante quatro dias, visando atendimento aos homens que trabalham e não podem comparecer no horário normal das unidades. “PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno, quanto maligno, ela será detectada no exame de sangue. A partir disso, em caso de alteração, o paciente será encaminhado ao urologista para realização do exame do toque digital”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio à Educação em Saúde), Erika Alves de Freitas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo responsável por 10% das mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. A detecção precoce é uma estratégia importante para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e consequentemente de cura. “É importante que os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, deixem de lado seus preconceitos e procurem as unidades de saúde para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O câncer ainda mata muitas pessoas, por desinformação e preconceitos injustificados”, ressaltou o secretário da saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia -.

Programação do “Novembro Azul”

De 1 a 29 de novembro:

– Intensificação do atendimento à saúde do homem nas unidades de saúde, com solicitação de exame de PSA para homens a partir de 50 anos – ou a partir de 40, caso apresente sinais de risco e sintomas, ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

– Palestras em empresas, escolas e igrejas

Unidades com horário estendido de atendimento até as 20h

21de novembro: PSF Vital Pacifico Homem, UBS Emersom Mercatelli e PAM Eva Cruz

22 de novembro: PSF Madre Carla Rabolin, UBS Antonio Carlos Fabricio, PAM Eva Cruz

26 de novembro: PSF Edmundo Ulson, PSF Lucia Bochetti Meneguetti, PSF. Nilton de Lolo e PAM Eva Cruz

27 de novembro: PSF. Jerônimo Ometto, UBS José Fiori e PAM Eva Cruz

28/11/2019- Palestra: “Novembro Azul”: O Homem Que Se Cuida Tem Atitude

Enfermeiros: Luciano Calegari e Orlando Zaniboni

Local: Câmara Municipal de Araras

Horário: 19h

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu