Prefeitura implanta programa Mind Lab em escolas de Araras

Categorias Educação, Notícias em

A Prefeitura de Araras apresentou o programa Mind Lab – Mentes Inovadoras, que será implantado na rede municipal de ensino a partir do ano que vem. O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (28), no auditório do Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo.

A metodologia pioneira integra jogos de raciocínio às disciplinas em sala de aula e atenderá mais de 1.300 alunos, inicialmente do ensino integral, com a capacitação de 69 professores.

O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é melhorar ainda mais o desempenho dos alunos nas atividades aplicadas em sala de aula, visando o desenvolvimento das habilidades em crianças e jovens.

“Investir em educação é pensar em um futuro melhor. Estamos ampliando as ferramentas pedagógicas disponíveis na rede municipal para que nossos alunos tenham acesso ao que há de mais moderno no setor educacional e desenvolvam todas as suas potencialidades”, comentou o prefeito Junior Franco.

Além dele, estiveram presentes na solenidade a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Daniela Franco, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, gestores das unidades escolares, alunos e também autoridades locais e imprensa.

O programa utiliza elementos como jogos de raciocínio lógico, no qual os alunos, acompanhados por um mediador, aprendem qual atitude devem tomar, de acordo com as regras ou devido às ações de outras pessoas, além de aprenderem a se comunicar e lidar com situações que mexem com o emocional como alegria e frustração.

“O material contém plataforma digital e jogos para professores e alunos, com técnicas de raciocínio ligadas ao aprendizado, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais. O acompanhamento é feito pelo professor, conversando sobre o conhecimento adquirido e como ele está relacionado às situações do cotidiano”, comentou o secretário de Educação, Bruno Roza.

A missão da Mind Lab é preparar a próxima geração para os complexos desafios do século XXI, explorando ferramentas educacionais que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores e encorajando os alunos a pensar e refletir, aprendendo a aprender.

A metodologia será implantada para escolas de ensino fundamental 1 e 2 que atendem em período integral. São cerca de oito escolas, que a princípio trabalharão com a Mind Lab. Os professores mediadores passarão por formação específica, tornando-se habilitados para dar suporte à tão importante implantação.

Segundo a pasta, futuramente a intenção é ampliar a oportunidade para as demais escolas da rede municipal de ensino.

 

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano.

Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais.

No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Unidades que vão receber inicialmente o programa

Emef Adriano Ademir Lombi

Polo de Educação Integral São Francisco

Polo de Educação Integral São João

Emef Mª Terezinha P.B. Ulson

Emef Lions Clube

Emef Profª Mª Zelia Padovani M.Pereira

Emef Prof. Júlio Ridolfo

Emef Ivan Inácio de Oliveira Zurita

Você pode ler também!

Polícia Civil realiza operação em postos de combustíveis de Araras

A Polícia Civil de Araras (SP), realizou na manhã desta sexta-feira (06), uma pequena operação para

Read More...

Polícia prende homem que se passava por bombeiro para aplicar golpes em comerciantes de Araras

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (5) após tentar aplicar um golpe em um

Read More...

Terminal de ônibus da Zona Leste de Araras receberá o nome de João Franchozza – Colêra

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (2), o projeto de lei de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu