A Prefeitura de Araras informa que em janeiro de 2020 o recolhimento de entulho em todas as regiões da cidade estará suspenso. O objetivo é realizar a manutenção das máquinas e equipamentos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos utilizados para o recolhimento, como ocorre tradicionalmente na administração municipal, além de estudar a reestruturação do serviço.
Neste mês de dezembro, as equipes estão trabalhando para retirar o material que já está nas ruas e acabou se acumulando por conta de alguns contratempos, como um incêndio no Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro), o que mobilizou uma força-tarefa das equipes da Secretaria de Serviços Públicos durante quatro semanas.
Vale ressaltar que o volume máximo que deve ser descartado nas ruas é de 1 m³, conforme determina Decreto Municipal. Uma comissão especial, após análises técnicas, definiu que a quantidade era suficiente para atender quem realmente precisava do serviço gratuito.
No entanto, nos casos em que o cidadão coloca mais de 1m³ de entulho nas ruas, a Prefeitura recolhe o material e cobra pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³, a taxa de coleta é de R$ 244,65.
De acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura, neste mês de dezembro ainda está valendo o descarte de entulho em três setores – Setor 2: descarte de 13 a 15 de dezembro; Setor 3: 20 a 22 de dezembro; Setor 4: 27 a 29 de dezembro. O período de descarte do Setor 1 foi na semana passada, entre 6 a 8 de dezembro.