Agentes de Controle de Endemias recebem treinamento para captura de escorpiões

Categorias Saúde em
- Updated

Agentes do setor de Controle de Endemias receberam nesta quarta-feira (29) treinamento teórico e prático para reconhecimento e captura de escorpiões. A atividade, que foi desenvolvida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), também teve a participação de agentes de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Iracemápolis e Limeira.

A ação contou com uma parte teórica – em que os participantes receberam informações sobre o animal, quais medidas tomar em caso de identificação e abastecimento do sistema – e outra prática, realizada no Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal), para busca e captura do artrópode.

“O tempo quente e úmido, principalmente entre os meses de setembro a março, propicia o aparecimento de escorpiões. Por esse motivo, é tão importante que nossos agentes estejam bem preparados e treinados para orientar a população, mas também para saber como agir quando se depararem com esses animais”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Os escorpiões são artrópodes invertebrados com hábitos noturnos. Passam o dia escondidos em lugares escuros, quentes e úmidos e se alimentam de insetos e aranhas, principalmente, mas podem predar animais maiores, até mesmo pequenos vertebrados.

“É importante também que a população evite deixar materiais acumulados nos quintas, já que eles propiciam o aparecimento desses animais que procuram lugares para se esconder. Em caso de alguém encontrar escorpiões em sua casa, deve-se entrar em contato com Centro de Controle de Zoonoses, para uma equipe realizar a captura do animal”, ressaltou Luciana.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu