Agentes de Controle de Endemias recebem treinamento para captura de escorpiões

Categorias Notícias, Saúde em

Agentes do setor de Controle de Endemias receberam nesta quarta-feira (29) treinamento teórico e prático para reconhecimento e captura de escorpiões. A atividade, que foi desenvolvida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), também teve a participação de agentes de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Iracemápolis e Limeira.

A ação contou com uma parte teórica – em que os participantes receberam informações sobre o animal, quais medidas tomar em caso de identificação e abastecimento do sistema – e outra prática, realizada no Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal), para busca e captura do artrópode.

Queen

“O tempo quente e úmido, principalmente entre os meses de setembro a março, propicia o aparecimento de escorpiões. Por esse motivo, é tão importante que nossos agentes estejam bem preparados e treinados para orientar a população, mas também para saber como agir quando se depararem com esses animais”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Os escorpiões são artrópodes invertebrados com hábitos noturnos. Passam o dia escondidos em lugares escuros, quentes e úmidos e se alimentam de insetos e aranhas, principalmente, mas podem predar animais maiores, até mesmo pequenos vertebrados.

“É importante também que a população evite deixar materiais acumulados nos quintas, já que eles propiciam o aparecimento desses animais que procuram lugares para se esconder. Em caso de alguém encontrar escorpiões em sua casa, deve-se entrar em contato com Centro de Controle de Zoonoses, para uma equipe realizar a captura do animal”, ressaltou Luciana.

Mobile Sliding Menu