Prefeitura recebe 40 litros de inseticida para nebulização contra o mosquito da dengue

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

A Prefeitura de Araras recebeu nesta sexta-feira (31) 40 litros de inseticida para começar as nebulizações para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O material é distribuído pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, inicia a nebulização em áreas que registram casos confirmados de dengue na próxima segunda-feira (3), a partir das 8h. A primeira a receber a ação é o Jardim São João – bairro que concentra o maior número de casos confirmados neste momento. Em caso de chuva, a ação será adiada.

“Antes de entrar nos imóveis para realizar a nebulização, os agentes visitam casa a casa e avisam os moradores sobre os procedimentos que devem ser adotados para tornar a ação do inseticida mais eficaz. A equipe está identificada com crachá e uniforme. Nossa recomendação é que os moradores abram portas e janelas das casas e mantenham cobertos filtros de água, utensílios de cozinha e todos os produtos alimentícios. Além disso, é importante retirar os bebedouros de água de animais domésticos”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Desde o ano passado, a nebulização estava suspensa em todo o Brasil por conta do desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%, cuja distribuição é feita exclusivamente pelo Ministério da Saúde. Uma remessa do produto foi liberada para Araras, via Governo do Estado, por meio da regional da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas. A partir de agora, segundo a Secretaria de Saúde, o repasse do insumo ocorrerá de forma gradativa, diante do cenário de alto risco de transmissão.

Até o momento, 28 casos autóctones de dengue foram confirmados em Araras este ano. Outros 29 pacientes aguardam resultados de exame para diagnóstico e 15 suspeitas foram negativadas. Dos casos confirmados, de acordo com o Setor de Controle de Endemias, 14 foram registrados na região norte, 5 na região central, 1 na região oeste, 1 na região sul, 1 na região sudeste, 2 na região leste, 2 na região sudoeste e 2 na região nordeste.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu