Combate à dengue: parceria entre Prefeitura e imobiliárias amplia vistoria em imóveis fechados

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras ampliou a parceria junto a imobiliárias da cidade para reforçar o trabalho de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A ação é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em imóveis fechados, que estão disponíveis para venda e locação no município.

Representantes do setor de Controle de Endemias e corretores participaram de reunião para definir um cronograma de visitas e também procedimentos para eliminação de objetos que podem acumular água e servir como criadouro do inseto dos imóveis.

“Agentes de controle de endemia e corretores estão fazendo um trabalho conjunto para eliminar possíveis criadouros em imóveis fechados. Essa é uma parceria que já existia e está sendo fortalecida para combater a dengue na nossa cidade”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

“Foi realizado um cronograma de visitas dos imóveis e para os que já foram locados estamos entregando folhetos explicativos com dicas de prevenção e combate a dengue nas residências”, informou Eduardo de Moraes, presidente do Creci e provedor da Santa Casa.

Segundo o último balanço divulgado pelo setor de Endemias, Araras conta atualmente com 176 casos de dengue confirmados. Deste total, 172 são autóctones (contraídos no município) e quatro importados. Além disso, outros 75 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 81 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. O Jardim São João continua sendo o bairro com mais confirmações – são 63, até o momento.

 

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

 

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

 

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

 

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e fechados com tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu