COMUNICADO – Exames para diagnóstico de covid-19

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que continua aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz (IAL) para diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus (covid-19) em Araras. O prazo para emissão dos laudos depende EXCLUSIVAMENTE do IAL, órgão oficial credenciado para realizar análises infectocontagiosas encaminhadas pela rede pública do Estado de São Paulo.

Segundo a assessoria do Instituto, são recebidas, por dia, 1,2 mil amostras para serem analisadas de todos os municípios paulistas e são processados “prioritariamente os casos graves e óbitos, conforme definido pelo Centro de Contingência de SP”.

Diante do aumento da demanda, o IAL não divulga mais previsões sobre o tempo para conclusão dos laudos – até então, o prazo informado era de até 15 dias. Ainda de acordo com o Instituto Adolfo Lutz, “a Secretaria de Estado da Saúde está ampliando a rede de diagnóstico e adquirindo insumos extras para a detecção de covid-19. A pasta estadual já adquiriu 60 mil testes extras para suporte do Instituto Adolfo Lutz, importados dos Estados Unidos. O Ministério da Saúde também envia testes aos Estados”.

A Prefeitura de Araras também adquiriu testes rápidos para serem utilizados na cidade e agilizar o diagnóstico de casos. A previsão é que o material, que é importado, chegue nas próximas semanas.

A Prefeitura de Araras está comprometida em informar à população sobre o avanço do coronavírus no município com transparência e seriedade. Para isso, utiliza canais oficiais – site, facebook e instagram – para divulgar boletins que são atualizados mais de uma vez por dia pela Vigilância Epidemiológica de Araras.

Você também pode ler:

Semana do Município: inauguração da Clínica Pública Veterinária acontece na quarta-feira (27)

A Clínica Pública Veterinária será inaugurada na próxima quarta-feira (27), às 9h, como parte das comemorações pelos 153 anos

Ler mais...

Semana do Município: Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça (26)

Em prol dos agricultores locais, a Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça-feira (26). Com shows ao

Ler mais...

Semana do Município: Inaugurações no fim de semana marcam início das comemorações

Dando início às comemorações da Semana do Município, a Prefeitura realizou três inaugurações no último fim de semana. No

Ler mais...

Mobile Sliding Menu