Araras tem 77 pessoas em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas respiratórios suspeitos

Categoria Saúde Publicado em

A Vigilância Epidemiológica de Araras monitora atualmente 77 pacientes que passaram pelas tendas sentinelas e apresentaram sintomas suspeitos que exigem isolamento domiciliar como medida preventiva.

As seis unidades instaladas em postos da rede municipal de saúde e em tendas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h são responsáveis pelo atendimento exclusivo de pessoas com febre e problemas respiratórios, como falta de ar – sintomas característicos de doenças gripais graves como as provocadas pelos vírus H1N1, Influenza A e B e o novo coronavírus (covid-19).

Em menos de um mês de funcionamento, as sentinelas já atenderam quase mil ararenses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 934 pessoas passaram pelas unidades entre 21 de março – quando elas iniciaram as atividades – e a última segunda-feira (14). Entre esses pacientes, 402 foram enquadrados em situações nas quais o isolamento domiciliar era exigido, sendo que 77 deles ainda estão dentro do período de 15 dias em que a medida deve ser cumprida. Todos os ararenses em isolamento são monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

 

Como é feita a notificação dos suspeitos

Embora cumpram as medidas preventivas, esses pacientes não entram nas estatísticas oficiais como suspeitas de covid-19 em Araras por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde para investigação dos casos, válido em todo o Brasil.

Segundo determinação do Governo Federal, apenas pacientes internados e profissionais da área da saúde com sintomas suspeitos são notificados oficialmente e têm material coletado e encaminhado para exame laboratorial. Em Araras, até a tarde desta terça-feira (14), havia cinco casos de covid-19 confirmados e outros 15 aguardando análises laboratoriais para diagnóstico. Ao todo, 44 notificações já foram realizadas pela Vigilância Epidemiológica em Araras.

O protocolo faz com que outras pessoas com sintomas suspeitos, porém mais leves da covid-19 ou até pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) fiquem fora das estatísticas oficiais. Por esse motivo, o número de infectados em Araras pode ser maior do que as notificações realizadas.

“É exatamente por isso que a população precisa colaborar e se cuidar neste momento. O vírus está circulando em Araras e o nosso esforço é fazer com que ele contamine o menor número possível de pessoas”, observa Itacil Zurita Filho, secretário municipal da Saúde.

A Secretaria da Saúde encomendou 1,3 mil testes rápidos para agilizar o diagnóstico de covid-19 na cidade e aguarda o recebimento do material, que é importado, para disponibilizá-lo na rede municipal – inicialmente, eles serão destinados a profissionais da saúde que trabalham no combate da doença.

Não há, entretanto, previsão de quando os testes cheguem em Araras por conta da disputa acirrada pelos materiais – a mesma dificuldade é enfrentada por outros municípios e Estados brasileiros, e até mesmo pelo Governo Federal, que vem tentando importar insumos para a área de saúde de outros países. O Ministério da Saúde também anunciou que deve iniciar esta semana a distribuição da primeira remessa de testes rápidos – ainda não há informações se Araras será contemplada nessa primeira fase.

 

Como o vírus é transmitido

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção. Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses devem procurar as unidades sentinelas ou ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu