Araras deve voltar a tratar o esgoto no próximo mês, com a finalização do sistema alternativo do Saema

Categorias Prefeitura de Araras em

Araras vai voltar a tratar o esgoto doméstico, o que não acontece desde 2015. O sistema alternativo de tratamento implantado pela Prefeitura Municipal e pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), paralelamente à construção da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), está sendo finalizado e começa a funcionar no mês que vem.

Com ele, a cidade vai tratar 100% dos dejetos coletados, com até 70% de remoção de matéria orgânica. Esse é mais um dos compromissos assumidos e concretizados pela atual administração para garantir mais qualidade de vida à população e preservação do meio ambiente.

“Estamos resolvendo um problema que já se arrastava por quase cinco anos na cidade. Finalmente, Araras voltará a tratar o seu esgoto e reduzir a poluição dos rios. Isso é fruto de um trabalho sério e feito com responsabilidade”, comentou o prefeito Junior Franco.

Ele visitou as obras na última quarta-feira (17), junto do vice-prefeito Carleto Denardi, da presidente do Saema, Marluce de Góes Lima, e de técnicos da autarquia.

O sistema alternativo foi autorizado por órgãos ambientais do Estado e vai entrar em funcionamento já para antecipar o processo até que a nova estação, que está em construção, seja concluída. Ele vai utilizar estruturas existentes no local, como lagoas de aeração e estação elevatória, combinando tratamento aeróbio com anaeróbio.

“Todo o investimento para o tratamento alternativo é feito pelo Saema e a mão de obra conta com funcionários efetivos da autarquia”, disse a presidente Marluce Lima. Após o término da nova ETE, o sistema alternativo também poderá ser utilizado durante eventual necessidade de manutenção da Estação.

Segundo a equipe técnica da autarquia, os serviços se concentram na instalação da tubulação que vai interligar as bombas ao setor de pré-tratamento, na finalização da casa dos geradores e na instalação dos monges (estruturas responsáveis pela entrada e saída do esgoto), além da instalação de estacas que servirão de suporte para os aeradores.

“Este é um sistema alternativo, mas muito importante e eficiente para reduzirmos a poluição ambiental. Ele foi projetado com todo cuidado para funcionar até que a nova ETE seja finalizada e entre em operação”, completou o vice-prefeito Carleto Denardi, ex-presidente da autarquia.

 

Nova ETE

A construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto também segue dentro do cronograma previsto, com obras acontecendo paralelamente ao sistema alternativo. Os trabalhos se concentram atualmente na finalização dos dois decantadores, que fazem parte do projeto apresentado pelo Saema e aprovado pelo Governo Federal. Equipes da Construtora Augusto Velloso, vencedora da licitação e responsável pelo serviço, já finalizaram a lagoa de aeração, que foi revestida com manta geotêxtil para evitar a contaminação do solo, e seguem também na construção do sistema de pré-tratamento, que vai receber o material bruto e fazer as primeiras intervenções para que ele seja purificado.

A nova ETE começou a ser construída no final de 2018 e tem previsão de entrega até o final de 2020. Complexa e realizada em etapas, a obra atende às exigências da legislação ambiental e conta com a supervisão de técnicos do Saema. Os serviços são realizados pela construtora Augusto Velloso, vencedora da licitação.

 

Secom/Prefeitura de Araras

Você pode ler também!

Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz

Read More...

Campanha de doação de sangue vai disponibilizar 150 bolsas para coleta do material

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Campinas, realiza a última campanha de doação de

Read More...

2º Fórum Municipal de Educação Especial e Educação Inclusiva segue até quarta-feira

Começa nesta segunda-feira (30), às 19h, a segunda edição do Fórum Municipal de Educação Especial e Educação Inclusiva. Desta

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu