Araras deve voltar a tratar o esgoto no próximo mês, com a finalização do sistema alternativo do Saema

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Araras vai voltar a tratar o esgoto doméstico, o que não acontece desde 2015. O sistema alternativo de tratamento implantado pela Prefeitura Municipal e pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), paralelamente à construção da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), está sendo finalizado e começa a funcionar no mês que vem.

Com ele, a cidade vai tratar 100% dos dejetos coletados, com até 70% de remoção de matéria orgânica. Esse é mais um dos compromissos assumidos e concretizados pela atual administração para garantir mais qualidade de vida à população e preservação do meio ambiente.

“Estamos resolvendo um problema que já se arrastava por quase cinco anos na cidade. Finalmente, Araras voltará a tratar o seu esgoto e reduzir a poluição dos rios. Isso é fruto de um trabalho sério e feito com responsabilidade”, comentou o prefeito Junior Franco.

Ele visitou as obras na última quarta-feira (17), junto do vice-prefeito Carleto Denardi, da presidente do Saema, Marluce de Góes Lima, e de técnicos da autarquia.

O sistema alternativo foi autorizado por órgãos ambientais do Estado e vai entrar em funcionamento já para antecipar o processo até que a nova estação, que está em construção, seja concluída. Ele vai utilizar estruturas existentes no local, como lagoas de aeração e estação elevatória, combinando tratamento aeróbio com anaeróbio.

“Todo o investimento para o tratamento alternativo é feito pelo Saema e a mão de obra conta com funcionários efetivos da autarquia”, disse a presidente Marluce Lima. Após o término da nova ETE, o sistema alternativo também poderá ser utilizado durante eventual necessidade de manutenção da Estação.

Segundo a equipe técnica da autarquia, os serviços se concentram na instalação da tubulação que vai interligar as bombas ao setor de pré-tratamento, na finalização da casa dos geradores e na instalação dos monges (estruturas responsáveis pela entrada e saída do esgoto), além da instalação de estacas que servirão de suporte para os aeradores.

“Este é um sistema alternativo, mas muito importante e eficiente para reduzirmos a poluição ambiental. Ele foi projetado com todo cuidado para funcionar até que a nova ETE seja finalizada e entre em operação”, completou o vice-prefeito Carleto Denardi, ex-presidente da autarquia.

 

Nova ETE

A construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto também segue dentro do cronograma previsto, com obras acontecendo paralelamente ao sistema alternativo. Os trabalhos se concentram atualmente na finalização dos dois decantadores, que fazem parte do projeto apresentado pelo Saema e aprovado pelo Governo Federal. Equipes da Construtora Augusto Velloso, vencedora da licitação e responsável pelo serviço, já finalizaram a lagoa de aeração, que foi revestida com manta geotêxtil para evitar a contaminação do solo, e seguem também na construção do sistema de pré-tratamento, que vai receber o material bruto e fazer as primeiras intervenções para que ele seja purificado.

A nova ETE começou a ser construída no final de 2018 e tem previsão de entrega até o final de 2020. Complexa e realizada em etapas, a obra atende às exigências da legislação ambiental e conta com a supervisão de técnicos do Saema. Os serviços são realizados pela construtora Augusto Velloso, vencedora da licitação.

 

Secom/Prefeitura de Araras

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu