População deve seguir recomendações de agentes durante nebulização contra a dengue

Categorias Saúde em

A Secretária Municipal de Saúde está nebulizando regiões onde há casos confirmados de dengue para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto, principal transmissor da doença, e evitar que mais pessoas sejam contaminadas nas imediações.

Segundo o último boletim divulgado pelo Setor de Controle de Endemias, há 829 casos positivos este ano em Araras – 11 deles importados e 818 autóctones – e outras 35 pessoas aguardando resultado de exames para diagnóstico.

A ação complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes, e foi reestruturada por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para garantir a segurança das equipes que trabalham na pulverização e também dos moradores das residências.

Durante a atividade, os moradores devem aguardar do lado de fora da residência, manter portas e janelas do imóvel abertas, retirar roupas do varal, guardar alimentos e cobrir utensílios domésticos. É necessário que as pessoas usem máscaras faciais e evitem aglomeração para prevenção também contra a covid-19.

“Para segurança dos moradores e das equipes que executam as atividades, as nebulizações são realizadas seguindo as medidas de higiene e de distanciamento social para prevenção contra o novo coronavírus. Por isso, para que possamos dar continuidade às nebulizações, é necessário que a população siga todas as recomendações dos agentes”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

É importante ressaltar que o produto utilizado na nebulização não é prejudicial ao ser humano, pois tem baixa concentração de inseticida, agindo somente no momento da aplicação dentro da residência, onde o mosquito tem o hábito de permanecer – e sem, portanto, ação residual.

Independentemente da nebulização, a recomendação é que a população esteja sempre em alerta e redobre os cuidados em suas residências, eliminando objetos que possam acumular água parada, como garrafas, sacolas plásticas, brinquedos, pneus, entre outros, e mantendo sempre o quintal limpo.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.

Você pode ler também!

FHO doa 800 litros de álcool 70% para a Associação Casa do Idoso São Judas Tadeu e Fundação Nossa Senhora do Patrocínio

Desde o início da pandemia, a FHO| Fundação Hermínio Ometto tem unido esforços com as empresas a fim de

Read More...

Araras registra 22° óbito em decorrência da covid-19

A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou mais uma morte em decorrência da covid-19 e, com ela, o número de

Read More...

OMS reconhece surgimento de evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu nesta terça-feira (7) "evidências emergentes" de transmissão pelo ar do novo coronavírus,

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu