População deve seguir recomendações de agentes durante nebulização contra a dengue

Categoria Saúde Publicado em

A Secretária Municipal de Saúde está nebulizando regiões onde há casos confirmados de dengue para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto, principal transmissor da doença, e evitar que mais pessoas sejam contaminadas nas imediações.

Segundo o último boletim divulgado pelo Setor de Controle de Endemias, há 829 casos positivos este ano em Araras – 11 deles importados e 818 autóctones – e outras 35 pessoas aguardando resultado de exames para diagnóstico.

A ação complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes, e foi reestruturada por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para garantir a segurança das equipes que trabalham na pulverização e também dos moradores das residências.

Durante a atividade, os moradores devem aguardar do lado de fora da residência, manter portas e janelas do imóvel abertas, retirar roupas do varal, guardar alimentos e cobrir utensílios domésticos. É necessário que as pessoas usem máscaras faciais e evitem aglomeração para prevenção também contra a covid-19.

“Para segurança dos moradores e das equipes que executam as atividades, as nebulizações são realizadas seguindo as medidas de higiene e de distanciamento social para prevenção contra o novo coronavírus. Por isso, para que possamos dar continuidade às nebulizações, é necessário que a população siga todas as recomendações dos agentes”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

É importante ressaltar que o produto utilizado na nebulização não é prejudicial ao ser humano, pois tem baixa concentração de inseticida, agindo somente no momento da aplicação dentro da residência, onde o mosquito tem o hábito de permanecer – e sem, portanto, ação residual.

Independentemente da nebulização, a recomendação é que a população esteja sempre em alerta e redobre os cuidados em suas residências, eliminando objetos que possam acumular água parada, como garrafas, sacolas plásticas, brinquedos, pneus, entre outros, e mantendo sempre o quintal limpo.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu