Saiba a diferença entre os sintomas da covid-19 e da dengue

Categoria Saúde Publicado em

Ao mesmo tempo em que o mundo volta os esforços à contenção da pandemia da covid-19, a transmissão da dengue também é preocupante e continua aumentando.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as duas doenças apresentam sintomas parecidos, entre eles, febre, dor no corpo e cansaço, o que causa dúvidas na população e exige investigação específica para diagnóstico.

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca e cansaço. Os mais graves envolvem dificuldades para respirar, falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis após o paciente ser infectado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas isso pode levar até 14 dias, dependendo do organismo da pessoa. A infecção também pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar sintomas.

Já os sintomas da dengue envolvem febre alta de início imediato, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. A dengue também pode ser assintomática, leve ou grave, dependendo da imunidade da pessoa, e pode até ocasionar a morte do paciente.

Por isso, é necessário que pessoas que apresentem sintomas suspeitos procurem avaliação médica para diagnóstico. “É importante que o cidadão consulte um profissional de saúde antes de tentar qualquer tratamento e, principalmente, não se automedique. Os profissionais da saúde irão ajudá-lo nesse processo de identificação e tratamento da doença”, completa Rodrigo Klein, médico da Vigilância Epidemiológica.

Todos os postos da rede municipal de saúde estão preparados para atender pacientes com suspeita de dengue e realizar os exames específicos. Já pessoas que apresentarem problemas respiratórios e febre devem procurar atendimento nas tendas sentinelas montadas na área externa do Hospital São Luiz e também na UPA 24h.

Em caso de dúvidas, os ararenses podem ligar na Secretaria Municipal de Saúde para orientações. O telefone é 3543-1522.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu