Saiba a diferença entre os sintomas da covid-19 e da dengue

Categorias Saúde em

Ao mesmo tempo em que o mundo volta os esforços à contenção da pandemia da covid-19, a transmissão da dengue também é preocupante e continua aumentando.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as duas doenças apresentam sintomas parecidos, entre eles, febre, dor no corpo e cansaço, o que causa dúvidas na população e exige investigação específica para diagnóstico.

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca e cansaço. Os mais graves envolvem dificuldades para respirar, falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis após o paciente ser infectado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas isso pode levar até 14 dias, dependendo do organismo da pessoa. A infecção também pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar sintomas.

Já os sintomas da dengue envolvem febre alta de início imediato, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. A dengue também pode ser assintomática, leve ou grave, dependendo da imunidade da pessoa, e pode até ocasionar a morte do paciente.

Por isso, é necessário que pessoas que apresentem sintomas suspeitos procurem avaliação médica para diagnóstico. “É importante que o cidadão consulte um profissional de saúde antes de tentar qualquer tratamento e, principalmente, não se automedique. Os profissionais da saúde irão ajudá-lo nesse processo de identificação e tratamento da doença”, completa Rodrigo Klein, médico da Vigilância Epidemiológica.

Todos os postos da rede municipal de saúde estão preparados para atender pacientes com suspeita de dengue e realizar os exames específicos. Já pessoas que apresentarem problemas respiratórios e febre devem procurar atendimento nas tendas sentinelas montadas na área externa do Hospital São Luiz e também na UPA 24h.

Em caso de dúvidas, os ararenses podem ligar na Secretaria Municipal de Saúde para orientações. O telefone é 3543-1522.

Você pode ler também!

Baixo nível de reservatórios faz ONS prever ‘dificuldade’ no fornecimento de energia

Em carta enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico

Read More...

Reino Unido aprova vacina da Pfizer e diz que iniciará imunização na próxima semana

O Reino Unido aprovou, nesta quarta-feira (2), a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 02/12 a 04/12/2020

Quarta-feira (02/12) até Sexta-feira (04/12) Nesta quarta-feira, a frente fria permanece atuando na altura do litoral paulista, mantendo a condição

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu