Covid-19: Prefeitura intensifica fiscalização no comércio e fecha lojas que funcionavam fora do horário permitido

Categorias Prefeitura de Araras em

A Prefeitura de Araras intensificou a fiscalização no comércio da cidade para verificar o cumprimento do decreto municipal que modificou o horário do funcionamento do comércio nesta semana. A partir desta segunda-feira (22), os estabelecimentos considerados não essenciais estão autorizados a funcionar das 13h às 17h – e não mais das 10h às 14h, como era até na semana passada. O objetivo é evitar a circulação de pessoas pelas ruas, o que aumenta os riscos de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19.

Segundo o setor de Fiscalização, mais de 40 estabelecimentos foram notificados neste primeiro dia de ação. Se voltarem a descumprir o decreto, eles poderão ser autuados e receber multa no valor de R$ 2.942,08, além de ter o alvará de funcionamento cassado.

“Também reforçamos que os cuidados verificados pela fiscalização envolvem restrição do acesso a um indivíduo por família e da quantidade de clientes no estabelecimento, disponibilização de álcool gel, uso obrigatório de máscara facial, divulgação de informações sobre a covid-19 e medidas preventivas, além de intensificação de ações de limpeza no local”, comentou o chefe da fiscalização urbana, Wallasy Carlos.

As operações no comércio são realizadas por equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e de Segurança Pública e Defesa Civil, que atuam em conjunto.

O novo horário tem como objetivo evitar as aglomerações que aconteciam tanto no período da manhã quanto no da tarde e concentrar o atendimento.  Araras está na fase 2 do Plano São Paulo, definido pelo Governo Estadual, que permite a abertura restrita de lojas, imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings centers. Bares, restaurantes, salões de beleza e academias continuam proibidos de atender o público neste momento.

“Não queremos prejudicar ninguém, mas, se mesmo com essas mudanças as pessoas continuarem circulando pelas ruas sem necessidade, adotaremos medidas mais rígidas já nos próximos dias. Meu compromisso é preservar vidas e estamos agindo nesse sentido desde o início da pandemia. Conto com a colaboração de vocês nessa luta. Somos todos responsáveis pela prevenção da covid-19 na nossa cidade”, antecipou o prefeito Junior Franco.

A população pode denunciar casos envolvendo descumprimento do decreto pelos telefones 153 e 3541-1532 da Guarda Civil Municipal.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu