Exames particulares e testes rápidos ampliam notificações de covid-19 em Araras

Categoria Saúde Publicado em

Araras ampliou a testagem para covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), no último mês, com a oferta de exames realizados de forma particular e também de testes rápidos que vieram do Governo Federal para avaliar profissionais das áreas da saúde e da segurança com sintomas suspeitos da doença. Atualmente, são 1.300 notificações na cidade e 129 casos confirmados da doença.

Até o fim de abril, apenas situações que se enquadravam no protocolo do Ministério da Saúde eram testadas na cidade. Pela determinação nacional, que continua em vigor em todo o Brasil, a rede municipal de saúde e os convênios médicos podem testar somente pessoas internadas com sintomas suspeitos e também profissionais da saúde.

Desde o mês passado, porém, além dos testes feitos pela rede pública e pelos convênios, laboratórios particulares da cidade, credenciados junto ao Instituto Adolfo Lutz, também passaram a oferecer exames a pessoas que não fazem parte do protocolo definido pelo Ministério da Saúde, mas querem saber se tiveram contato com o novo coronavírus. As análises custam, em média, R$ 300 e são contratadas de forma particular pelos pacientes.

Em maio, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu também 3 mil testes rápidos vindos do Governo Federal, que são realizados segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com o protocolo, eles são destinados apenas a profissionais das áreas de saúde e de segurança pública que apresentam sintomas suspeitos da covid-19 – e já estão sendo testados na cidade.

Todos os exames realizados entram nas estatísticas oficiais da Vigilância Epidemiológica de Araras. Os casos suspeitos e confirmados são monitorados pela equipe do setor, que orienta os pacientes sobre isolamento domiciliar e cuidados para evitar a proliferação do vírus.

 

Transmissão comunitária

Araras tem transmissão comunitária do novo coronavírus desde abril, ou seja, desde então não é mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes.

Segundo levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, os casos confirmados da covid envolvem pacientes que moram em todas as regiões da cidade. As informações são atualizadas todas as sextas-feiras e disponibilizadas nos canais oficiais da Prefeitura de Araras no facebook (facebook.com/PrefeituraAraras) e instagram (@prefeituraararasoficial).

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar a até 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu