Imagens restauradas são entregues na Capela de Santo Antônio

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

O prefeito Junior Franco participou na manhã desta quinta-feira (23) de um encontro na Capela de Santo Antônio, no Solar Benedita Nogueira, que registrou a entrega de três imagens santas já restauradas ao padre Carlos Alberto da Rocha, que é pároco, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio e também responsável pela capela.

Na ocasião, o padre Carlos abençoou as três imagens (Sagrado Coração, Imaculada Conceição e Santo Antônio) e em seguida foram recolocadas no altar. Para evitar aglomeração, o encontro não contou com público – participaram apenas o prefeito Junior Franco e a primeira-dama Daniela Franco, o vice Carleto Denardi e sua esposa Angela, o secretário de Cultura, Marcio Neves, a secretária da Fazenda, Maria Elisa Vitte de Souza, o secretário de Comunicação, Célio Casarin, e a restauradora ararense Lúcia Fazzanaro Passarini, autora dos trabalhos de restauração.

A Capela de Santo Antônio fica nas dependências do Solar Benedita Nogueira, onde também funciona a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho. Essas três imagens da capela estavam deterioradas e foram restauradas por iniciativa do próprio prefeito e do vice, que arrecadaram doações de parceiros da iniciativa privada.

O padre Carlos fez questão de ressaltar a importância do trabalho social e filantrópico do Educandário Benedita Nogueira, onde foi construída essa capela. “O trabalho das irmãs salesianas e canossianas em Araras tem ligação direta na formação do caráter dos cidadãos ararenses e, principalmente, da história da cidade de Araras”, comentou o padre.

O prefeito Junior Franco foi nesta linha de raciocínio, ao lembrar da preservação da história católica da cidade. “Estou muito feliz por participar desta bênção das imagens restauradas, reforçando nossa fé em Deus, principalmente neste momento de pandemia”, disse o prefeito Junior Franco.

A Capela de Santo Antônio sempre foi utilizada pelo Asilo de Santo Antônio, fundado em 1929, para abrigar crianças abandonadas. Em 1948 o local foi rebatizado como Educandário Benedita Nogueira, mais tarde denominado somente de Solar Benedita Nogueira, sendo desativado por completo no final da década de 1970. A Prefeitura de Araras passou a utilizar o prédio como Paço Municipal, e a referida capela sempre esteve ativa, inclusive com celebração de missas. O prédio virou a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, uma espécie de museu digital com acervo multimídia sobre a cidade, inaugurado em agosto de 2016, e hoje a Capela de Santo Antônio está montada novamente, com seus acervos religiosos.

A Capela de Santo Antônio ainda não pode ser visitada pelo público durante este momento de pandemia. Isso será possível após o Governo Estadual permitir visitações de espaços públicos, conforme cronograma do Plano São Paulo. Mais informações pelos telefones 3542-7602 e 3544-8156.

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu