A Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro de Campinas realizam campanha de doação de sangue no dia 1° de agosto (sábado), a partir das 9h, na Etec Prefeito Alberto Feres, que fica na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, no Jardim Cândida. As três primeiras campanhas deste ano resultaram na coleta de 372 bolsas.
A parceria entre a Prefeitura e o Hemocentro foi ampliada nesta edição para coletar até 200 bolsas do material – 50 a mais do que nas outras campanhas. O Hemocentro, responsável pela triagem dos voluntários e pela coleta do material, vem com mais profissionais para atuar no dia, em Araras.
O sangue coletado será distribuído aos hospitais da região, após passar por procedimentos de segurança e análise laboratorial. Uma única doação pode salvar até quatro vidas e o procedimento é simples, rápido e seguro. Não há riscos para doador, pois nenhum material utilizado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação.
“Nosso objetivo é ampliar o número de doações a cada etapa e mostrar mais uma vez que a população de Araras é solidária. São poucos minutos que salvam vidas”, afirma Rosemeire Perinotto, coordenadora de Atenção Básica da Secretária Municipal de Saúde.
Se não houver impedimento, basta comparecer ao local indicado, com documento de identidade como foto, fazer a fica cadastral e passar por exames que atestam boas condições de saúde para doação. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 35431522.
Requisitos básicos para doação
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
Pesar no mínimo 50kg
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas
Gravidez
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
Tatuagem nos últimos 12 meses
Situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses