Próxima campanha de doação de sangue acontece dia 1° de agosto

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro de Campinas realizam campanha de doação de sangue no dia 1° de agosto (sábado), a partir das 9h, na Etec Prefeito Alberto Feres, que fica na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, no Jardim Cândida. As três primeiras campanhas deste ano resultaram na coleta de 372 bolsas.

A parceria entre a Prefeitura e o Hemocentro foi ampliada nesta edição para coletar até 200 bolsas do material – 50 a mais do que nas outras campanhas. O Hemocentro, responsável pela triagem dos voluntários e pela coleta do material, vem com mais profissionais para atuar no dia, em Araras.

O sangue coletado será distribuído aos hospitais da região, após passar por procedimentos de segurança e análise laboratorial. Uma única doação pode salvar até quatro vidas e o procedimento é simples, rápido e seguro. Não há riscos para doador, pois nenhum material utilizado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação.

“Nosso objetivo é ampliar o número de doações a cada etapa e mostrar mais uma vez que a população de Araras é solidária. São poucos minutos que salvam vidas”, afirma Rosemeire Perinotto, coordenadora de Atenção Básica da Secretária Municipal de Saúde.

Se não houver impedimento, basta comparecer ao local indicado, com documento de identidade como foto, fazer a fica cadastral e passar por exames que atestam boas condições de saúde para doação. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 35431522.

 

Requisitos básicos para doação

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Impedimentos temporários

Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem nos últimos 12 meses

Situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu