Prefeitura instala ninhos para incentivar reprodução de araras no meio urbano

Categorias Prefeitura de Araras em

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, vai instalar caixas-ninhos em vários locais da cidade com o objetivo de incentivar a reprodução de araras no meio urbano, preservando a ave símbolo da cidade.

A ação, que visa promover a educação ambiental, faz parte das comemorações aos seis anos de atividades do Cras, localizado no Lago Municipal. Mais de 1,5 mil aves já passaram pelo local, criado para receber e reabilitar aves e animais silvestres apreendidos ou vítimas de maus-tratos e devolvê-los à natureza, para que retomem a vida livre.

“No próximo mês, começa a época de reprodução das araras e nós resolvemos atrair esse ciclo para o ambiente urbano. Temos notícias que, em 2019, quatro araras nasceram em áreas urbanas”, comentou Fábio Luiz Cassiano, biólogo do Cras Pró-Arara.

Segundo o biólogo, as caixas medem 60 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento e têm peso aproximado de 10 quilos. “As caixas ficarão na altura de um poste, uns oito metros aproximadamente. Cada caixa-ninho comporta um casal com até três filhotes”, completou Cassiano.

As caixas-ninhos foram fabricadas pelos próprios funcionários do Cras Pró-Arara, com madeiras doadas por voluntários – entre eles, o presidente da Câmara Municipal Carlos Alberto Jacovetti e o Terras de Santa Olívia Pitza Club, que destina parte de sua arrecadação a projetos sociais e de preservação ambiental na cidade.

 

População deve colaborar e não mexer nos ninhos

O objetivo da utilização de caixa-ninho é facilitar o período de reprodução das aves, além de ajudar na proteção e preservação destes animais. As caixas de madeira instaladas no topo de árvores são usadas para compensar a falta de cavidades naturais, lugares que muitas espécies buscam para a confecção dos ninhos.

“Após a colocação da caixa, contamos com a colaboração de toda a população da cidade para que não mexa e nem perturbe o local onde está o ninho, principalmente se verificar que ele está ocupado. Muitas aves costumam abandonar o ninho se se sentirem ameaçadas, mesmo que eles já tenham ovos ou filhotes. E isso é justamente o que não queremos que aconteça”, acrescentou a diretora de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Izabela Orzari.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura reforça o apelo para a preservação das caixas-ninho. Caso a pessoa encontre uma delas, a orientação é que não mexa, não derrube, não toque e nem tente tirá-las das árvores.

“Essa iniciativa é extremamente importante para que as aves símbolos da nossa cidade povoem muito mais a nossos centros urbanos. Por esse motivo, pedimos a ajuda de todos neste desafio. Caso alguém aviste um ninho ocupado, perceba algum problema com as caixas ou testemunhe alguma ameaça às aves, entre em contato com Cras Pró-Arara ou com o Departamento Meio Ambiente. Pedimos também que não alimentem as aves, elas precisam ser independentes e conseguir se alimentar sozinhas para sobreviver na natureza. Araras são animais silvestres e não devem ser acostumadas com o contato próximo às pessoas. Vale lembrar que roubo e tráfico de animais silvestres são crimes ambientais”, finalizou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr.

Outras informações sobre essa iniciativa podem ser obtidas pelos telefones 3542-3538 (Cras Pró-Arara) e 3547-8806 (Departamento de Meio Ambiente)

 

Você pode ler também!

Bonezinho Corrochel anuncia vereador Jackson de Jesus como seu vice na disputa das eleições municipais em Araras

O ex-vereador e agora pré-candidato a prefeito Bonezinho Corrochel anunciou em convenção o vereador Jackson de Jesus como vice

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 19/09 a 22/09/2020

Sábado (19/09) e Domingo (20/09) O sábado começa com sol entre nuvens em todo o estado de São Paulo, mas

Read More...

Confira as Vagas disponíveis no PAT Araras para o dia 19/09/2020

5480882 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (FAXINA) 5481631 COZINHEIRA 5481035 MECÂNICO DE CAMINHÃO / CARRETAS 5480868 PEDREIRO 5481046 TORNEIRO MECÂNICO 5479557 MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS 5479544

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu