Prefeitura instala ninhos para incentivar reprodução de araras no meio urbano

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, vai instalar caixas-ninhos em vários locais da cidade com o objetivo de incentivar a reprodução de araras no meio urbano, preservando a ave símbolo da cidade.

A ação, que visa promover a educação ambiental, faz parte das comemorações aos seis anos de atividades do Cras, localizado no Lago Municipal. Mais de 1,5 mil aves já passaram pelo local, criado para receber e reabilitar aves e animais silvestres apreendidos ou vítimas de maus-tratos e devolvê-los à natureza, para que retomem a vida livre.

“No próximo mês, começa a época de reprodução das araras e nós resolvemos atrair esse ciclo para o ambiente urbano. Temos notícias que, em 2019, quatro araras nasceram em áreas urbanas”, comentou Fábio Luiz Cassiano, biólogo do Cras Pró-Arara.

Segundo o biólogo, as caixas medem 60 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento e têm peso aproximado de 10 quilos. “As caixas ficarão na altura de um poste, uns oito metros aproximadamente. Cada caixa-ninho comporta um casal com até três filhotes”, completou Cassiano.

As caixas-ninhos foram fabricadas pelos próprios funcionários do Cras Pró-Arara, com madeiras doadas por voluntários – entre eles, o presidente da Câmara Municipal Carlos Alberto Jacovetti e o Terras de Santa Olívia Pitza Club, que destina parte de sua arrecadação a projetos sociais e de preservação ambiental na cidade.

 

População deve colaborar e não mexer nos ninhos

O objetivo da utilização de caixa-ninho é facilitar o período de reprodução das aves, além de ajudar na proteção e preservação destes animais. As caixas de madeira instaladas no topo de árvores são usadas para compensar a falta de cavidades naturais, lugares que muitas espécies buscam para a confecção dos ninhos.

“Após a colocação da caixa, contamos com a colaboração de toda a população da cidade para que não mexa e nem perturbe o local onde está o ninho, principalmente se verificar que ele está ocupado. Muitas aves costumam abandonar o ninho se se sentirem ameaçadas, mesmo que eles já tenham ovos ou filhotes. E isso é justamente o que não queremos que aconteça”, acrescentou a diretora de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Izabela Orzari.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura reforça o apelo para a preservação das caixas-ninho. Caso a pessoa encontre uma delas, a orientação é que não mexa, não derrube, não toque e nem tente tirá-las das árvores.

“Essa iniciativa é extremamente importante para que as aves símbolos da nossa cidade povoem muito mais a nossos centros urbanos. Por esse motivo, pedimos a ajuda de todos neste desafio. Caso alguém aviste um ninho ocupado, perceba algum problema com as caixas ou testemunhe alguma ameaça às aves, entre em contato com Cras Pró-Arara ou com o Departamento Meio Ambiente. Pedimos também que não alimentem as aves, elas precisam ser independentes e conseguir se alimentar sozinhas para sobreviver na natureza. Araras são animais silvestres e não devem ser acostumadas com o contato próximo às pessoas. Vale lembrar que roubo e tráfico de animais silvestres são crimes ambientais”, finalizou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr.

Outras informações sobre essa iniciativa podem ser obtidas pelos telefones 3542-3538 (Cras Pró-Arara) e 3547-8806 (Departamento de Meio Ambiente)

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu