A equipe da Secretaria Municipal de Saúde inicia o agendamento de testes para pessoas sem sintomas que se cadastraram no último sábado (19), durante ação estratégica realizada pela Prefeitura junto à carreta itinerante de exames, contratada por meio de licitação para atender à demanda da cidade.
Elas serão informadas sobre a data e horário do exame por telefone e devem confirmar a presença. Os testes dos assintomáticos cadastrados começam a ser agendados já para os próximos dias.
No último sábado, além das 1.000 pessoas cadastradas, outras 350 também sem sintomas retiraram senhas para fazer a testagem no local no próprio dia. De acordo com o balanço da Secretaria, entre elas, 34 foram testaram positivo – seis já com IgG ativo, ou seja, fora do período de transmissão do vírus.
A Prefeitura deve abrir uma nova fase de testagem para assintomáticos em breve, assim que terminar a lista dos ararenses já cadastrados e conforme a disponibilidade dos exames na carreta.
Até lá, os interessados devem aguardar a divulgação da nova ação nos canais oficiais da administração municipal na internet – site (araras.sp.gov.br/coronavirus) e facebook (facebook.com/PrefeituraArarasCoronavirus). A Secretaria reforça que não adianta ir até a carreta para tentar fazer o teste, porque o local – fora das ações especiais voltadas a assintomáticos – atende apenas pacientes agendados e com sintomas, que passaram pela tenda sentinela da Santa Casa ou pela UPA 24h e foram triados pela equipe da Saúde.
A testagem em massa faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade. A carreta iniciou os trabalhos no último dia 8 de setembro e já realizou mais de 2 mil exames. Esta semana, a unidade permanece em frente ao Ginásio de Esporte, mas deve ser deslocada para outra localidade em breve.
Pacientes com sintomas suspeitos
Para pacientes que apresentam sintomas suspeitos da covid-19, continua valendo o mesmo protocolo adotado desde o início da testagem em Araras. Eles devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e serão triados pela equipe da Secretaria de Saúde para agendamento do exame – os pacientes serão comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.
Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo se não apresentarem sintomas.
Como são os testes na carreta
Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.
Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.
A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).