Cras Sul é referência para o atendimento de 5 mil famílias

Categorias Prefeitura de Araras em

A nova sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Irmã Annadora Sironi, inaugurada nesta sexta-feira (27), na Avenida Governador Garcez, é referência para o atendimento de 5 mil famílias da região sul de Araras.

O prédio que já abrigou o Centro de Controle de Zoonoses, no Belvedere, pertence à Prefeitura Municipal, estava desocupado e passou por ampla reforma antes de ganhar a nova função.

As obras no local contaram com investimentos repassados pela Justiça, provenientes de penas de prestação pecuniárias da Vara Criminal de Araras. Não houve utilização de recursos do município nas melhorias.

Até a última segunda-feira (23), o Cras Sul atendeu na Rua Henrique Dias, 314, também no Belvedere. Com os serviços interrompidos na antiga unidade por conta da mudança, os outros Cras da cidade e a Secretaria de Assistência Social absorveram a demanda até o início das atividades no novo endereço, que acontece segunda-feira (30).

“O Cras é referência para muitas pessoas que precisam de suporte social e, acima de tudo, acolhimento. Esse é um trabalho muito importante, que é realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social”, disse o prefeito Junior Franco.

Acompanhado pelo vice Carleto Denardi, ele participou da solenidade nesta sexta-feira. O evento contou ainda com a presença de Delcina Maria de Souza Teixeira, secretária municipal de Assistência Social, Mariágila Cardoso de Souza coordenadora do Cras Sul, além de demais secretários municipais e servidores públicos.

“Essa é mais uma alteração de endereço dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social. As mudanças visam primeiramente oferecer melhores condições aos atendidos e o melhor é que ao mesmo tempo, nesse caso, conseguimos economizar verba municipal, uma vez que deixamos um prédio alugado para atuarmos em prédio próprio da administração”, afirmou Delcina.

A nova sede do Cras Sul segue todas as normas de acessibilidade e oferece estrutura mais adequada para atender a população. Por mês, a equipe realiza cerca de 900 atendimentos, número que aumentou consideravelmente por conta da pandemia.

O local é um espaço público municipal de concretização dos direitos socioassistenciais, onde a população ararense da região sul da cidade, em situação de risco e vulnerabilidade social, é acolhida e onde são disponibilizados os serviços de proteção básica e feitos os encaminhamentos necessários.

As principais situações atendidas pelo Cras são riscos e vulnerabilidade temporários, desemprego, qualificação profissional insuficiente, necessidade de acesso a programas e benefícios, insegurança alimentar (fome), renda insuficiente para sobrevivência, entre outros. Para os assistidos, são ofertados atendimentos individuais para escuta, entendimento das demandas, encaminhamentos, acompanhamento, palestras e outras atividades desenvolvidas com parceiros da rede de serviços.

O objetivo do Cras também é promover e fortalecer os vínculos familiares. A equipe de referência do Cras Sul, fundado em junho de 2012 em Araras, é atualmente composta por dois assistentes sociais, uma psicóloga, dois estagiários, uma servente, uma chefe de serviço e uma coordenadora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o telefone é o 3544-7345 – a previsão é que ele seja instalado na semana que vem.

 

Novo Cras Sul Irmã Anadora Sironi

Endereço: Avenida Governador Garcez, 137, Belvedere

Início das atividades: 2ª feira, 30 de novembro de 2020

Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira das 8h às 16h

Telefone: 3544-7345

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu