Vacinação em SP pode começar antes de 25 de janeiro, diz Gabbardo

Categoria Brasil Publicado em

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17), João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência de Covid-19 de São Paulo, afirmou que a vacinação contra o novo coronavírus com a Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac – no estado pode ter início antes mesmo do dia 25 de janeiro de 2021, como havia sido previsto pelo governo.

“O que nós não queremos é atrasar o cronograma. Nós tínhamos planejado o dia 25 de janeiro porque, com a decisão de encaminhar os resultados da fase 3 de forma definitiva no dia 23 de dezembro, imaginávamos que a Anvisa teria 30 dias para fazer a análise do pedido de registro. Só que nós vamos apresentar nas três possibilidades possíveis”, explicou.

Segundo ele, no dia 23 de janeiro, quando a documentação dos resultados da fase 3 dos testes clínicos for entregue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), três caminhos vão poder ser seguidos.

“Vamos pedir o registro de forma definitiva e para uso emergencial – que não é a melhor alternativa. A terceira possibilidade é que a China está aguardando os resultados da fase 3, que está sendo feita no Brasil, para fazer também a solicitação do registro no país. Tendo o registro na China, temos a possibilidade de usar o prazo de 72 horas que a Anvisa tem para analisar, que é quando o produto já tem registro nos Estados Unidos, Europa, Japão ou China”, disse.

Por conta disso, Gabbardo se diz confiante de que no dia 25 de janeiro do próximo ano o estado terá condições de iniciar a imunização contra a Covid-19.

“E podemos ter a possibilidade, dependendo da Anvisa, de encurtar esse prazo. Vacina tem, e não teria nenhum problema para o Butantan e nem para a Secretaria de Saúde iniciar a vacinação antes do dia 25.”

Caso o Ministério da Saúde peça que as doses da Coronavac sejam exclusivas do governo federal, o coordenador afirmou que o acordo será cumprido.

No entanto, isso só ocorrerá, disse ele, depois que o contrato for assinado e com a garantia de que a imunização comece antes ou no dia 25 de janeiro.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu