Pedidos de isenção do IPTU começam no próximo dia 22

Categorias Prefeitura de Araras em

Os pedidos de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam no próximo dia 22 (segunda-feira) em Araras. Os contribuintes que quiserem adotar os critérios para o benefício devem procurar o Ganha Tempo à partir de 22 de fevereiro para solicitar a isenção. Para os que já recebem o benefício, a data do agendamento consta no carnê de pagamento do imposto, no prazo do dia 22 de fevereiro até o dia 26 de março.

Pagamento do IPTU

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os pagamentos do IPTU começam no dia 23 de março e seguem até o dia 26 do mesmo mês, segundo escalonamento. “O pagamento pode ser realizado à vista, com 5% de desconto no valor total, ou parcelado em 10 vezes. Os contribuintes devem ficar atentos, pois as datas de vencimento diferem de carnê para carnê”, explicou o secretário da Fazenda, Wilson Rabelo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-3025 (Secretaria da Fazenda) e 3542-7001 (Ganha Tempo).

 

Quem tem direito à isenção?

Adoção – Os imóveis utilizados como residência e de propriedade da família que adotar crianças ou adolescentes abandonados ou órfãos até 18 anos de idade ou que tenha obtido a guarda judicial.

 

Aposentados – Os imóveis edificados pertencentes a aposentados, idosos, pensionistas e beneficiários do amparo social ao idoso, com rendimento mensal de até dois salários mínimos, de uso exclusivamente residencial e proprietário de um único imóvel, não se aplicando a isenção se o imóvel for objeto de usufruto.

 

Imóvel de até 70m² – Os imóveis com área edificada de até 70m², utilizando exclusivamente para moradia e possuidor de um único imóvel registrado no cadastro imobiliário até dezembro de 2000.

 

Deficientes – Imóvel edificado pertencente a deficiente com rendimento mensal de até dois salários mínimos, de uso exclusivamente residencial do proprietário, sendo este seu único imóvel, não se aplicando a isenção se o imóvel for objeto de usufruto. É necessária a comprovação de recebimento do (BPC/LOAS) Beneficiário da Prestação Continuada ou aposentadoria por invalidez.

 

IPTU Sustentável – No IPTU Sustentável, o cidadão tem até o mês de maio para requerer o benefício para o ano seguinte, o que significa desconto de até 8% para quem possui itens de sustentabilidade em casa – árvores na calçada, equipamento para reuso de água de chuva, solo permeável e sistema de aquecimento solar.

 

Empresas e entidades – Empresas industriais, prestadoras de serviço, associações, entidades de classe, promoção social, entidades religiosas de qualquer culto, entre outras

 

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu