Prefeitura promove ações para prevenção e diagnóstico de tuberculose

Categorias Saúde em

A Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose entre os dias 15 a 29 deste mês. A ação é coordenada pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras) e acontece nas unidades da rede municipal. No dia 24, é comemorado o “Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose”.

Durante a mobilização, a população será orientada sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. Pacientes sintomáticos respiratórios identificados – que apresentam tosse há pelo menos três semanas – também poderão realizar exame específico para tuberculose. Em 2019, Araras registrou 26 casos da doença; no ano passado, foram 31.

A equipe SAE/CTA estará no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), no dia 18 (quinta-feira), orientando as pessoas sobre a tuberculose, verificando aqueles que apresentarem sintomas e realizando exames, se necessário.

Já nos dias 16 e 25 (terça e quinta-feira, respectivamente), haverá busca ativa de sintomáticos respiratórios junto à população de rua, em alguns pontos da cidade, visto que essas pessoas tem maior chance de desenvolver a doença.

 

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório seja investigada para tuberculose. A tosse é o principal sintoma, mas pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar. O doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

Você pode ler também!

Confira a Previsão do Tempo para o feriado de Tiradentes (21/04)

Quarta-feira (21/04) a Sexta-feira (23/04) O Tempo se mantém com predomínio de sol e poucas nuvens no interior do estado

Read More...

PAT de Araras divulga diversas vagas de trabalho para o dia 20/04/2021

5703598 AUXILIAR DE ELETRICISTA DE AUTOS 5703778 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 5702924 ESTAGIÁRIO 5703660 JARDINEIRO 5702897 MOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE 5703590 OPERADOR DE MÁQUINAS

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu volta de viagem à Capital com recursos garantidos para investimentos em Araras

O prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, participou nesta terça-feira (20), de reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo,

Read More...

Mobile Sliding Menu