Prefeitura promove ações para prevenção e diagnóstico de tuberculose

Categorias Saúde em

A Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose entre os dias 15 a 29 deste mês. A ação é coordenada pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras) e acontece nas unidades da rede municipal. No dia 24, é comemorado o “Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose”.

Durante a mobilização, a população será orientada sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. Pacientes sintomáticos respiratórios identificados – que apresentam tosse há pelo menos três semanas – também poderão realizar exame específico para tuberculose. Em 2019, Araras registrou 26 casos da doença; no ano passado, foram 31.

A equipe SAE/CTA estará no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), no dia 18 (quinta-feira), orientando as pessoas sobre a tuberculose, verificando aqueles que apresentarem sintomas e realizando exames, se necessário.

Já nos dias 16 e 25 (terça e quinta-feira, respectivamente), haverá busca ativa de sintomáticos respiratórios junto à população de rua, em alguns pontos da cidade, visto que essas pessoas tem maior chance de desenvolver a doença.

 

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório seja investigada para tuberculose. A tosse é o principal sintoma, mas pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar. O doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

Você pode ler também!

Cras Pró-Arara devolveu 77 aves à natureza no primeiro semestre

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras Pró-Arara) recebeu 108 aves, no primeiro semestre de 2021. A maioria das

Read More...

Faculdade Municipal: inscrições do Vestibular seguem até o próximo dia 31

As inscrições para o Vestibular 2021 da FMA (Faculdade Municipal de Araras) – Uninter seguem até o próximo dia

Read More...

Comércio em geral funcionará em horário estendido dois sábados por mês

Em reunião sediada na Acia (Associação Comercial e Industrial de Araras), um grupo de comerciantes e o Sicomércio (Sin­di­cato do Co­mércio

Read More...

Mobile Sliding Menu