Prefeitura promove ações para prevenção e diagnóstico de tuberculose

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose entre os dias 15 a 29 deste mês. A ação é coordenada pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras) e acontece nas unidades da rede municipal. No dia 24, é comemorado o “Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose”.

Durante a mobilização, a população será orientada sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. Pacientes sintomáticos respiratórios identificados – que apresentam tosse há pelo menos três semanas – também poderão realizar exame específico para tuberculose. Em 2019, Araras registrou 26 casos da doença; no ano passado, foram 31.

A equipe SAE/CTA estará no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), no dia 18 (quinta-feira), orientando as pessoas sobre a tuberculose, verificando aqueles que apresentarem sintomas e realizando exames, se necessário.

Já nos dias 16 e 25 (terça e quinta-feira, respectivamente), haverá busca ativa de sintomáticos respiratórios junto à população de rua, em alguns pontos da cidade, visto que essas pessoas tem maior chance de desenvolver a doença.

 

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório seja investigada para tuberculose. A tosse é o principal sintoma, mas pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar. O doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu