Município está prestes a conseguir prédio da Câmara Municipal

Categoria Câmara Municipal Publicado em

A mesa diretora da Câmara Municipal de Araras, composta pelo presidente Rodrigo Soares (PSDB), pela vice-presidente Mirian Vanessa Pires (PSD) e a secretária Ana Júlia Casagrande (PSDB), tem realizado um grande esforço para que o prédio da Casa seja de propriedade do município.

O imóvel que era exclusivamente da São Paulo Previdência – SPPREV, foi avaliado por especialistas e constatado que o valor de locação seria em média de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais) mensais. O legislativo teria que desembolsar este montante através de vias contratuais, porém, esta legislatura decidiu se empenhar em todas as instâncias para conseguir que o prédio seja da prefeitura.

Vale lembrar que em 1959 a prefeitura doou um imóvel ao Governo do Estado de São Paulo, onde foi construído o Fórum (terreno na Avenida Zurita), local que atualmente funciona a Câmara. O Governo do Estado de São Paulo entregou o imóvel para o IPESP (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo). Mais tarde, em 1979, foi doado um outro terreno localizado no Jardim Universitário, ao Governo do Estado de São Paulo, para a construção de um novo fórum.

Com o novo endereço de funcionamento do Fórum, um Decreto de n° 26.487 de 1986, do Governador Franco Montoro, autorizou a permissão de uso do primeiro imóvel doado, a título precário, em favor da Câmara Municipal.

Em outubro de 2007, o Superintendente do IPESP informou que todo o acervo patrimonial foi transferido para a SPPREV, criada pela Lei Complementar n° 1.010/2007.

Apesar de alguns esforços de outras legislaturas, nenhum avanço real ocorreu para evidenciar sinais de que o prédio voltaria para o município.

Diante disso, a mesa diretora iniciou um plano de ação para possivelmente resolver o assunto e prevenir que o legislativo obtenha custos de aluguel.

Acompanhe a agenda da mesa diretora na colaboração do assunto:

  • No dia 20 de janeiro de 2021 o presidente Rodrigo Soares e a diretora jurídica da Câmara, a Drª. Andressa Rossi Campagna Siqueira, se reuniram em São Paulo/SP no Palácio dos Bandeirantes, com o Sr. Bruno Lopes Correia, presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo.
  • No dia 24 de fevereiro, o presidente Rodrigo Soares e a secretária da mesa, Ana Júlia Casagrande, se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sr. Marco Vinholi, para tratar do mesmo assunto. O Sr. Marco Vinholi se comprometeu a colaborar para que aconteça a transferência da matrícula imobiliária, retornando a mesma para o Município.
  • Já no dia 8 de maio, em Piracicaba nas instalações da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na primeira reunião sobre a criação da Região Metropolitana, o presidente da Câmara, ao lado do Prefeito Municipal, Pedrinho Eliseu Filho, aproveitou a oportunidade para entregar em mãos do Sr. Marco Vinholi, um novo ofício com assuntos referentes às tratativas do prédio.

A partir de então, iniciou-se um diálogo próximo entre Câmara Municipal e Governo do Estado de São Paulo. Com isso, recentemente, no dia 19 de maio de 2021 o Governo do Estado de São Paulo, publicou em Diário Oficial um decreto com o seguinte texto:

 “Fica a Fazenda do Estado autorizada a adquirir, da São Paulo Previdência – SPPREV, a título oneroso, a propriedade dos seguintes imóveis descritos e identificados nos autos do expediente SEGOV-EXP-2019/00328: I – SGI 47.664 – Praça José Alberto Rodini Filho, s/n° (Av.Zurita x Av. Padre Atílio) – Jardim Belvedere – Araras/SP, Matrícula nº 48.576 do Ofício de Registro de Imóveis de Araras;”.

O prédio que atualmente funciona a Câmara Municipal de Araras, retornando a ser propriedade do Governo do Estado de São Paulo, com certeza já é um grande avanço, visto que de praxe o Estado não costuma cobrar mensalidades de locações.

Com certeza a mesa diretora pode comemorar este “grande marco”, agora as tratativas serão apenas entre Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Araras, o que favorece a concretização da pauta.

O Município está a “um passo” de conseguir o prédio. Diante deste trabalho, a mesa diretora já conquistou a isenção do aluguel.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu