Secretaria de Meio Ambiente intensifica o Projeto Piloto de Floresta Urbana

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura vem intensificando as ações do Projeto Piloto de Floresta Urbana, iniciado em 2019. A iniciativa tem como objetivo melhorar a arborização urbana do município e conectar os espaços arborizados, formando um “corredor verde”.

“Com o projeto, periodicamente, realizamos um levantamento das espécies vegetais plantadas, avaliando condições em que se encontram adequações de permanência ou substituição de mudas. Observando o conceito de conectividade, a cada ano é realizada a ampliação do projeto”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

 

Andamento do Projeto com o passar dos anos

Em 2019, foi implantado na Av. Carola, próximo ao Hospital Pró-Saúde. No canteiro central e de um lado da avenida, onde foi realizado o plantio de mudas de Jacarandá da Bahia e Guaçatonga. Na continuação da avenida não foi realizado o plantio, pois as obras do complexo de prédios residenciais ainda não haviam sido finalizadas.

Já em 2020, foi implantado na Rua dos Tapajós, com o plantio nas calçadas e no canteiro central. No local há um corpo d’água superficial que segue até a Rua Pedro de Melo, onde foi realizado o plantio de 60 mudas de diferentes espécies de árvores, como: Pau Viola, Grumixama, Babosa Branca, Ingá, Mirindiba e Magnólia.

“Neste ano, realizamos a manutenção do projeto de 2020, com plantio na rotatória e no canteiro central com cerca de 20 espécies nativas, tais como: Urucum, Ipê, Algodoeiro, Jequitibá Rosa, Chamusca, Mirindiba, Coração Negro, Sangra Rosa, Pau Formiga e Pau D’alho. No canteiro central, que compreende cerca de 150 metros após o SENAI, foram plantadas 12 mudas das espécies: Dedaleiro, Chamusca, Canudo de Pito, Pata de Vaca, Aroeira da China e Ingá”, acrescentou Bergamin.

Segundo a pasta, o local de implantação do Piloto de Floresta Urbana de 2021 foi escolhido por ser uma das principais vias que conectam a região central da cidade com a zona leste. Além disso, como havia outros projetos de floresta urbana implantados no local, decidiu-se realizar a conectividade entre os espaços abrangidos pelos projetos anteriores e assim criar um ‘corredor verde’.

No primeiro trecho do Piloto Floresta Urbana 2021 foi realizado o plantio de espécies arbóreas no canteiro que separa as ruas Pedro de Melo e João Crepischi até na rotatória com a Av. Milton Severino. O Canteiro possuía árvores bem desenvolvidas e locais sem árvores. Portanto, foi necessário o plantio no local para adensar a vegetação e conectar os fragmentos vegetais. Para tal, foi realizado o plantio de 20 mudas de diferentes espécies, entre elas: Lofantera, Aroeira Salso, Pau Formiga e Ingá.

Enquanto, o segundo trecho abrangeu o canteiro central até a rotatória da Capela Nossa Senhora do Loreto (início da Av. Orpheu Manenti). O canteiro central possui largura entre cinco a oito metros, sem passagem de infraestrutura elétrica no local, o que facilitou a seleção e o plantio de árvores de porte médio a grande. Foram plantadas 10 mudas de 7 espécies arbóreas diferentes, tais como Cabeça de Negro (araticum), Amora, Pitanga, Romã, Pêssego do Mato, Goiaba e Pé de Guaraná.

A conectividade das áreas abordadas pelos projetos de Piloto de Floresta Urbana 2019, 2020 e 2021 funciona como um atrativo à biodiversidade, pois foram plantadas espécies de árvores nativas e frutíferas que fornecem alimento para a fauna local.

Cabe ressaltar a importância da arborização urbana para a manutenção e melhoria das condições ambientais locais e globais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu