Projeto Saema Verão é lançado com medidas voltadas à crise hídrica

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) está lançando o Projeto Saema Verão, com medidas de investimentos que serão realizadas para enfrentamento de uma possível crise hídrica, que segundo órgãos especializados, pode ocorrer em 2022.

O projeto será aplicado em todas as regiões da cidade, como por exemplo, a substituição das bombas da estação elevatória de água do Jardim Santa Rosa, na Zona Norte. Além disso, haverá a construção de um novo poço com bomba com vazão de 200 m³/h, com objetivo de manter o reservatório que abastece a parte alta sempre com nível elevado. Um novo reservatório de 1 milhão de litros será instalado no Jardim Piratininga (Cuba), cuja base já está pronta.

Para a Região Leste, o Saema está finalizando a obra de interligação dos 2.600m restantes da rede do SABAZ Leste, saindo da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida até o cruzamento da Avenida Dona Renta com a Rua Lins, onde se encontra parada a adutora. Um reservatório elevado com capacidade de 1 milhão de litros também está projetado para o Jardim Myriam e uma nova casa de bombas já foi construída no Jardim Fátima. No local, serão instalados novos motores de alto rendimento e maior vazão.

Para a região do Jardim Rosana, parte Oeste do munícipio, o investimento será na implantação de uma nova estação elevatória com motores de alto rendimento e bombas de alta vazão, a instalação de uma nova adutora de 250 mm, além de novo reservatório de 1 milhão de litros.

Já no sistema de captação de água do Rio Mogi Guaçu, medidas já foram adotadas, como a manutenção de duas bombas trabalhando em série com vazão, chegando a 290 litros por segundo e, caso haja necessidade, podem chegar a 320 l/s.

“O Projeto Saema Verão faz parte do programa de governo do prefeito Pedrinho Eliseu, que já via lá trás a necessidade de investimentos no sistema de distribuição de água da cidade. Com a falta de chuva desse ano e com as previsões de que teremos estiagens fortes num futuro breve, estamos adiantando e colocando em execução”, disse o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.

 

Programa Saema Verão

Estação elevatória Jardim Santa Rosa

  • Substituição das bombas antigas por motores de alto rendimento e bombas de maior vazão (já em execução).
  • Substituição das bombas sistema booster antigas por motores e bombas de alto rendimento e maior vazão.

 

Reservatório de distribuição Zona Norte

  • Para o Saema Verão, será construído um novo poço e instalada uma bomba a ser dimensionada, com a vazão de aproximadamente 200m³/h. O objetivo de manter o reservatório elevado, que abastece os bairros da parte alta, sempre com o nível máximo. Sendo assim, teremos também um poço com bomba reserva.
  • Substituição de booster da Av. Leme por bomba de maior vazão a ser dimensionada.

 

Estação elevatória Jardim Fátima

  • Para o Saema Verão, já está construída uma nova casa de bomba, sendo que a parte estrutural encontra-se acabada. No local, serão instalados novos motores de alto rendimento e bombas de maior vazão, sendo uma em operação e outra reserva. Será também instalada uma nova adutora de recalque e de sucção para nova casa de bomba, com objetivo de manter os reservatórios instalados na Uniararas com seus níveis elevados. Novos painéis e equipamentos elétricos, além de um gerador de energia, serão instalados no local.

 

Região Leste

  • Término de 2600m da rede Sabaz saindo do Saema Cândida, interligando até o cruzamento da Av Dona Renata com a Rua Lins, onde se encontra parado a adutora.
  • Para o Saema Verão, será construída uma nova casa de bomba com motores de alto rendimento e bombas de maior vazão, troca de painéis e equipamentos elétricos e implantação de nova adutora da Estação Elevatória José Ometto até os reservatórios do Jardim Myriam.
  • Instalação de um novo reservatório elevado de 1 milhão de litros no Jardim Myriam.
  • Com o Saema Verão, será efetuado as trocas dessas bombas por outras de maior vazão, sendo uma em operação e a outra em reserva. O objetivo é manter o nível do reservatório elevado, que abastece os bairros de pontos altos.

 

Jardim Rosana

  • Implantação de uma nova estação elevatória instalada dentro do Saema, com motores de alto rendimento e bomba de alta vazão, além de uma instalação de uma nova adutora de 250mm em pead até os reservatórios do Jardim Rosana.
  • Implantação de um novo reservatório de 1 milhão de litros.

 

Estação Elevatória de Água Bruta do Rio Mogi Guaçu

  • O novo sistema adotado consiste em duas bombas trabalhando em série com a vazão de 290 l/s, podendo chegar a capacidade de 320 l/s. O objetivo desse sistema operacional é manter as nossas represas com níveis satisfatórios, pois, com esse novo sistema, deixamos de retirar 13 milhões de litros a cada 24 horas.
  • Está em estudo a criação de um novo projeto para a instalação de uma bomba booster no trajeto da adutora do Rio Mogi Guaçu até a Estação do Jardim Cândida.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu