Evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28, às 10h, na sede do Saema, com a presença das autoridades municipais e representantes da empresa para assinatura do contrato
O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o presidente do Saema, Ari Osvaldo Fischer Filho, receberão na próxima quarta-feira (28) diretores da empresa Augusto Velloso Engenharia S/A para a assinatura do contrato para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto.
A solenidade vai acontecer na sede do Saema, a partir das 10h, com a presença de várias autoridades municipais. O evento será marcante por se tratar de um tema importante e histórico ao município, que é o início das obras para a construção da nova ETE, lembrando que Araras não trata mais seu esgoto há vários anos.
Com a licitação já finalizada e homologada, a empresa vencedora da disputa dará início às obras nas próximas semanas, ainda neste ano. A Augusto Velloso Engenharia S/A venceu a licitação com a proposta de R$ 21.302.155,70, com verba já disponível pelo Ministério das Cidades, do governo federal.
O Saema realizou também nos últimos dias outras duas licitações pelo sistema pregão, para a compra de transformadores e geradores de energia, e a contratação de empresa para a execução de projeto social, ambas utilizando recursos já liberados pelo governo federal.
Esse será o último evento público com a participação de Pedro Eliseu Sobrinho como prefeito em exercício, já que no dia seguinte (29), às 17h, o prefeito eleito Júnior Franco será diplomado em solenidade na Câmara Municipal. Consequentemente, Pedro Eliseu volta a ocupar o cargo de vereador e presidente do Legislativo.
Projeto aprovado pela Caixa e pelo Ministério das Cidades
O projeto da nova ETE prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes. A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.
Para conseguir a liberação dessa verba por parte do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Araras precisou mudar o projeto executivo anterior, além de muitas reuniões técnicas com as equipes do próprio Ministério e da Caixa Econômica Federal, desde 2017. O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o então presidente do Saema, Júnior Franco, sacramentaram a aprovado do novo projeto da ETE em viagem a Brasília no mês de julho deste ano. Desta forma, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades autorizaram a abertura de licitação, que ocorreu no segundo semestre. As obras terão início ainda neste ano, com prazo para conclusão de dois anos.