A palestra foi destinada aos funcionários da autarquia e teve como objetivo orientar, desmistificar e conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea
O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da autarquia realizou na manhã desta terça-feira (26) uma palestra sobre doação de medula óssea. A ação aconteceu às 10h no auditório “Dácio Carneiro”, na sede do Saema, e contou com a presença dos funcionários da autarquia e de Roberta Aparecida Campos, assistente social da captação de doadores do Hemocentro de Campinas (Unicamp), que foi quem ministrou a palestra.
De acordo com a presidente da CIPA, Caroline Cozza, a palestra teve como objetivo orientar, desmistificar e conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea. “O assunto está em alta em decorrência da campanha Fevereiro Laranja, que é o mês destinado ao combate à leucemia, uma doença maligna originada na medula óssea, que é o local onde as células do sangue são formadas. É essencial que a gente participe de alguma forma, ajudando a disseminar as informações de maneira correta, para esclarecer sobre a doença e sobre a doação de medula, e aqui, no Saema, o fato de termos muitos funcionários ajuda ainda mais a espalhar estas informações e atingir as famílias”, disse.
A assistente social, Roberta, comentou sobre medula óssea e explicou quais os passos até se tornar um doador. “A medula é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, e é ela que produz o nosso sangue. O doador se cadastra no REDOME (Registro de Doadores de Medula), e coleta uma amostra para o teste de compatibilidade genética. Se houver a compatibilidade a gente entra em contato, convoca o doador para ele então iniciar todo o procedimento que envolve a coleta de segunda amostra, confirmação se realmente é compatível, e se ele for realmente compatível ele faz a doação”, explica.
Como se tornar um doador?
Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não ter nenhuma doença infecciosa ou incapacitante,
Outras informações sobre o cadastro e doação de medula óssea podem ser obtidas pelos telefones do REDOME: (21) 2505 – 5646, (21) 2505 – 5639 e (21) 2505 – 5656.