Durante o 14º Congresso Científico – “Desafios para Construção de um Mundo Sustentável”, que acontece de 05 a 07 de junho, a FHO recebe a exposição “Sementes da Esperança – Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças”, realizada pela Soka Gakkai Internacional – SGI em parceria com a Iniciativa Carta da Terra Internacional (Earth Charter Initiative – ECI).
Ao longo dos três dias do evento, toda a comunidade, interna e externa, está convidada a conhecer a exposição, localizada na Sala 11 – Bloco A: Prédio “Dr. Roberto Mercatelli”. Não é necessária inscrição no evento para a visita.
Sobre a Exposição “Sementes da Esperança”
A principal mensagem de “Sementes da Esperança” é a conscientização sobre a importância de repensarmos a relação entre os seres humanos para superar conflitos decorrentes da discriminação – intolerância étnico-religiosa, social, política e econômica; e sobre a relevância de ações individuais e coletivas na busca pela harmonia entre homem e meio ambiente, crucial para o real desenvolvimento sustentável.
Para isso são apresentados, em 20 painéis, cases individuais e de pequenos grupos que mudaram positivamente suas comunidades; os princípios da “Carta da Terra”; o trecho “Animais em Extinção”; e frases e pensamentos inspirados em antigas tradições e religiões, de diversas partes do mundo, sábias referências para o “Desenvolvimento Sustentável”.
Traduzida para seis idiomas, a exposição já foi vista por cerca de 2 milhões de pessoas, em mais de 30 países e territórios, como: palácio de Haia, na Holanda; Centro para a Educação Ambiental da Índia; Conferência Anual da NGO do Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas, em Bonn; Olimpíada da Juventude, em Cingapura; e na Rio+20.
No Brasil, a mostra itinerante já contemplou mais de 180 mil visitantes, em 10 montagens, e ainda ganhou uma extensão denominada “Ambiências Urbanas no Brasil – Sujeitos e Ambientes em Constante Transformação”, que apresenta múltiplas dimensões na compreensão e concepção do espaço urbano brasileiro.