A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, participou de audiência pública realizada pelo Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (25), no Unar/Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson.
A audiência teve como objetivo a construção de regras para a titulação de terras para os assentados, por meio do compartilhamento de demandas e opiniões apresentadas pelos participantes.
De acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Cerri Junior, que compôs a mesa diretiva, na audiência foram apresentados projetos e condições para se titular um lote. “Essas reuniões são extremamente importantes, pois dão a oportunidade da população apresentar suas opiniões e demandas, que muitas vezes só são percebidas no dia-a-dia”, explicou Cerri.
O Itesp é a entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e pelo reconhecimento das Comunidades de Quilombos, e vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
O trabalho ocorre no âmbito estadual, promovendo a democratização do acesso a terra, em benefício de posseiros, quilombolas, trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra, além de implementar políticas de desenvolvimento sustentável para as comunidades com as quais atua, numa perspectiva de resgate da cidadania, com vistas ao desenvolvimento humano, social e econômico.
Ainda de acordo com o secretário, a participação da Prefeitura no evento faz parte de parceria firmada com o Itesp. “Nosso objetivo é estreitar os laços com o Instituto para juntos entendermos mais sobre os problemas do município e agir na busca por soluções”, finalizou Cerri.