O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) informa que o cadastramento de biometria facial de usuários do transporte coletivo beneficiados com vale-transporte empresarial, passe-escolar e atleta, além de aposentados, deficientes físicos e funcionários públicos foi prorrogado até o dia 14 de setembro. O prazo para cadastramento terminaria no dia 31 deste mês.
De segunda a sexta-feira, o serviço é oferecido das 6h15 às 18h, no Terminal Urbano, que funciona na Avenida Dona Renata, 5.050, Jardim Belvedere. Os plantões aos sábados acontecem dias 31 deste mês e 14 de setembro, das 7h às 14h, também no Terminal. É necessário levar um documento com foto e um comprovante de endereço, caso o cidadão tenha mudado de residência.
Até o momento, segundo o TCA, 7.536 usuários fizeram o cadastro da biometria. Há ainda cerca de 5 mil passageiros que precisam comparecer ao Terminal para regularizar a situação e não perder o benefício.
“O cadastramento é obrigatório a todos os usuários que utilizam cartões no transporte coletivo de Araras, já que o sistema antigo vai deixar de operar. Os passageiros não serão prejudicados com a troca. Passes que ainda não foram utilizados no cartão antigo serão transferidos para o novo sistema”, comentou Élcio Rodrigues Junior, presidente da autarquia.
Vale ressaltar que a autarquia iniciou um cronograma para atender empresas com mais de 20 funcionários e também as escolas, visando alunos com passe-escolar. Funcionários e alunos que perderem o cadastramento nos locais onde trabalham ou estudam devem procurar o guichê para fazer o cadastro no novo sistema. Para quem compra o cartão integral – sem nenhuma das gratuidades – não será necessária a biometria, apenas a troca do cartão.
“Esta nova ferramenta, além de evitar fraudes pelos próprios usuários, irá nos auxiliar na recuperação de R$ 50 mil por mês. Também acabará com a burocracia no caso dos vales-transportes de empresas, que passarão a realizar a recarga dos cartões e cadastro dos funcionários”, finalizou o presidente.
Serviço
Quem precisa comparecer ao guichê para recadastramento
– idosos, aposentados, deficientes
– estudantes de escolas particulares
– funcionários públicos municipais
– usuários do Passe Atleta
Outros passageiros:
-Estudantes de escolas públicas
Não precisam ir ao guichê do Terminal. O TCA irá até a escola em data agendada para fazer o cadastramento
– Vale-Transporte/empresas
Não precisa ir ao guichê do Terminal. O TCA irá até a empresa em data agendada para fazer o cadastramento. O funcionário precisa se informar no RH da própria empresa
– Usuário comum com cartão
Não precisa fazer o recadastramento, mas deve comparecer ao guichê do Terminal só para trocar o cartão