A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a adesão ao programa Criança Feliz. A iniciativa do Governo Federal visa ampliar a rede de atenção e cuidado integral das crianças na primeira infância, de 6 meses a 3 anos de idade, considerando a família e contexto de vida, com o fortalecimento do cuidado, proteção e educação.
A cidade foi contemplada com 150 vagas para o programa, que será implantado a partir de 2020, por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento das crianças, com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Com a adesão, a cidade passará a receber verba do Governo Federal para contratar visitadores e supervisores, que atuarão junto a 150 famílias que serão selecionadas pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social, utilizando os cadastros do programa federal Bolsa Família e do programa estadual Viva Leite.
“A adesão ao programa tem como principal objetivo facilitar o acesso das famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam, por meio do acompanhamento de crianças, estimulando a responsabilidade dos adultos e fortalecendo os vínculos afetivos familiares”, explicou a secretária de Assistência Social, Marilda Fachini.
Além disso, outro papel importante do Criança Feliz é garantir a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, pela Lei n°.13.257/2016, que ressalta a necessidade da integração de esforços da União, dos Estados, dos municípios, das famílias e da sociedade na promoção dos direitos das crianças, com a ampliação as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.
“Continuamos preocupados em atuar junto às crianças, com a ampliação da oferta de programas que garantam seu pleno desenvolvimento, além de acesso à educação, saúde, cultura e assistência social”, ressaltou o prefeito Junior Franco.
Secom/Prefeitura de Araras