São Pedro, sede do evento, recebeu 450 pessoas, entre presidentes e gestores do movimento apaeano paulista
Pela primeira vez na sua história, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) recebeu em um único evento, mais de 184 APAES. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, a cidade de São Pedro (SP) – localizada a 190 Km da capital paulista – foi palco de um importante evento do movimento apaeano paulista, a II Capacitação para Dirigentes. Mesmo após o encerramento das inscrições, muitas pessoas foram pessoalmente até o local em busca de uma vaga.
Com um plenário lotado, com 450 pessoas, o evento foi aberto com uma bonita cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o senador Flávio Arns, o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva, a presidente da FEAPAES-SP e secretaria executiva da Frente Parlamentar em Defesa das APAES, Cristiany de Castro, entre outros. Também participaram da abertura, usuários da APAE de São Pedro, ocasião em que puderam mostrar aos presentes do que são capazes, por meio de duas apresentações brilhantes executadas no palco do evento: Time of my life (dança) e Pra ser feliz (Coral).
“Esse evento superou nossas expectativas, havíamos feito a previsão de lotar apenas um hotel. Porém, ainda no período de inscrição tivemos que bloquear um segundo hotel para atender todas as APAES. Isso é fruto do trabalho sério que temos desempenhado, com total transparência, dinamismo e atenção as demandas de nossas filiadas”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.
Capacitação e networking
Além de ser um importante espaço para a troca de experiências entre membros de diferentes APAES, a capacitação é uma oportunidade para se atualizarem diante dos cenários que se modificam constantemente. O encontro teve por objetivo orientar e ampliar a performance dos novos e antigos presidentes das APAES do estado e para isso a FEAPAES-SP reuniu um time de palestrantes e especialistas em gestão, governança e marketing do terceiro setor.
A programação recheada de grandes especialistas no terceiro setor agradou aos dirigentes das APAES, entre eles, Bianca Monteiro Silva, assessora e consultora jurídica, especializada em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desde 2002 e coautora do livro Roteiro do Terceiro Setor: Associações, Fundações e Organizações Religiosas, juntamente com Tomaz de Aquino Rezende e André Costa Resende. Danilo Tiisel, advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e especialista em legislação do terceiro setor, gestão e sustentabilidade, também agradou com sua palestra que abordou a importância da diversificação de fontes na captação de recursos.
David César também passou pelo palco da Capacitação de Dirigentes e deixou uma mensagem de superação e alegria. David nasceu com a síndrome de Hanhart, deficiência genética rara que ocorre na fase embrionária e acarreta a falta de membros superiores e inferiores. Mas, isso não o impediu de seguir em frente e, mais do que isso, fazer parte da transformação do mundo onde vive.
“Foi uma oportunidade fantástica de aprendizado para os dirigentes fornecendo ferramentas para um gerenciamento profissional de suas APAES. Também foi um importante momento de relacionamento com pessoas multiplicadoras do bem, vindas de todas as regiões do estado de SP”, finaliza Maria de Fátima Dalmédico Godoy, da APAE de Nova Odessa.