O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado sempre no dia 9 de dezembro. Em alusão a data, a vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), entregou na última quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Araras, uma moção de congratulações à doutora Maira Camillo, que recebeu a comenda em nome de todos os fonoaudiólogos da cidade.
Maira é graduada em fonoaudiologia pela UNESP de Marília, tornando-se mestre em Análise Linguística pela UNESP de São José do Rio Preto e doutora em Linguística pela UNICAMP, em campinas.
Aos 17 anos ingressou no grupo de estudo de Pesquisa sobre linguagem. É filiada ao GELEP -Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Suas pesquisas envolvem as relações entre cérebro, mente e linguagem baseadas na neurolinguística enunciativo-discursiva para promover uma reflexão mais profunda em torno da exclusividade das causas e efeitos orgânicos das doenças neurodegenerativas nas produções de fala em que fatores sócio-histórico-culturais dos sujeitos também são mostrados e participam do processo.
Durante sua trajetória de estudos, apresentou 35 trabalhos entre congressos nacionais e internacionais em países como Portugal, Espanha e Itália. É coautora do livro “Questões de Linguagem na doença de Parkinson: as hesitações”. Atualmente desenvolve seus trabalhos como fonoaudióloga clínica em Araras.
Para a vereadora Regina Corrochel, a homenagem é uma forma de incentivar os profissionais que atuam nesta área. “É uma singela homenagem como reconhecimento e empenho de todos os fonoaudiólogos de Araras. Parabéns pela dedicação e pelo esforço de todos esses profissionais”, discursa.
Com informações: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA