Combate à dengue: parceria entre Prefeitura e imobiliárias amplia vistoria em imóveis fechados

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras ampliou a parceria junto a imobiliárias da cidade para reforçar o trabalho de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A ação é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em imóveis fechados, que estão disponíveis para venda e locação no município.

Representantes do setor de Controle de Endemias e corretores participaram de reunião para definir um cronograma de visitas e também procedimentos para eliminação de objetos que podem acumular água e servir como criadouro do inseto dos imóveis.

“Agentes de controle de endemia e corretores estão fazendo um trabalho conjunto para eliminar possíveis criadouros em imóveis fechados. Essa é uma parceria que já existia e está sendo fortalecida para combater a dengue na nossa cidade”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

“Foi realizado um cronograma de visitas dos imóveis e para os que já foram locados estamos entregando folhetos explicativos com dicas de prevenção e combate a dengue nas residências”, informou Eduardo de Moraes, presidente do Creci e provedor da Santa Casa.

Segundo o último balanço divulgado pelo setor de Endemias, Araras conta atualmente com 176 casos de dengue confirmados. Deste total, 172 são autóctones (contraídos no município) e quatro importados. Além disso, outros 75 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 81 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. O Jardim São João continua sendo o bairro com mais confirmações – são 63, até o momento.

 

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

 

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

 

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

 

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e fechados com tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu