A equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara está cuidando de um filhote de arara-canindé, resgatado recentemente na cidade. A ave, que tem cerca de três meses, estava com um ferimento na cabeça e uma das patas machucadas, mas se recupera bem.
“Ela passou por avaliação e está recebendo todos os cuidados necessários para se reabilitar e voltar à natureza, onde é o lugar dela”, comentou Fábio Luiz Cassiano, biólogo do Cras. A ave está em isolamento no local e recebe suplementação alimentar para reforçar a dieta, composta principalmente por frutas.
O resgate da arara-canindé, que foi encontrada caída no chão, contou com o apoio da Guarda Civil Municipal. “Os guardas encontraram o filhote e acionaram a equipe do Cras, que foi ao local”, conta Celso Anastácio Pereira, diretor do Cras Pró-Arara.
Os pais do filhote, provavelmente, são aves que já passaram pelo Centro de Reabilitação e foram soltas, após receberem o tratamento adequado para reinserção no meio ambiente.
O Cras Pró-Arara foi inaugurado em agosto de 2014, no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago Municipal), para a reabilitação de animais silvestres, apreendidos pela Polícia Militar Ambiental ou vítimas de maus tratos. Os animais recebem cuidados veterinários e passam por um período de readaptação antes de serem soltos na natureza.