A Prefeitura de Araras está entregando os kits de alimentos não perecíveis aos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos das escolas municipais têm direito ao benefício, durante o recesso escolar ocasionado pela pandemia da covid 19.
Os pais são comunicados pela direção da escola onde o filho está matriculado sobre a data para retirada dos alimentos nas unidades. Mais de 12 mil estudantes são beneficiados com os kits.
Para retirar os alimentos, é obrigatório apresentar documentos pessoais do aluno e também de quem foi buscá-lo. A entrega é feita obedecendo às condutas de higiene – como disponibilização de álcool em gel – e de distanciamento social para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19. As esquipes das escolas também usam mascaras e luvas descartáveis durante o procedimento.
O kit é composto por produtos básicos da alimentação escolar, selecionados pela equipe de nutricionistas da Central de Abastecimento. Nele, cada aluno recebe por mês 2 kg de arroz agulhinha tipo 1, 1 kg de feijão carioquinha tipo 1, 900 ml de óleo de soja refinado, 800 g de leite em pó integral instantâneo, 500 g de macarrão tipo espaguete, 1 kg de sal refinado, 2 sachês de 340 g de molho de tomate, 4 latas de 125 g de sardinha em óleo, 500 g de fubá mimoso, 400 g de achocolatado em pó, 400 g de biscoito doce, 200 g de biscoito salgado e 2 caixas de 35 g de gelatina em pó.
Além dos produtos não perecíveis, a Secretaria da Educação também fornece periodicamente às famílias dos alunos um kit de produtos perecíveis, por meio de parceria com produtores rurais de Araras.
A ação é mais uma medida do governo municipal para o enfretamento da covid-19 em Araras e também para garantir a alimentação adequada dos alunos durante o recesso. Em abril, a administração municipal adquiriu a primeira remessa de kits de forma emergencial, com dispensa de licitação, visando agilizar a entrega às famílias para complementar a alimentação dos alunos que estão em casa por conta da suspensão temporária das aulas.
O procedimento, realizado com amparo legal e acompanhamento da Procuradoria do Município e dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação Escolar, foi questionado por vereadores da comissão de assuntos relevantes da Câmara Municipal, criada para acompanhar investimentos durante a pandemia.
Diante disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para adquirir os kits entregues nos meses seguintes. Realizada na modalidade registro de preços, a licitação obedeceu a prazos estabelecidos em legislação específica, o que interferiu na entrega de maio e de junho.
A Educação, no entanto, continuou atendendo emergencialmente alunos em situação de vulnerabilidade social, identificados na rede, até a conclusão do processo licitatório.
Mais informações sobre os kits podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Educação pelo telefone 3543-8200.